Matéria / Educacao

UFPI passa por crise após cortes de recursos do Governo Federal e avalia alugar terrenos

Em meio à esse cenário de crise econômica a reitoria avalia a possibilidade de alugar os terrenos da instituição para manter as despesas mensais da universidade

31/07/2021 | Redação
Em meio à esse cenário de crise econômica a reitoria avalia a possibilidade de alugar os terrenos da instituição para manter as despesas mensais da universidade / Foto: TV Clube

Em apenas seis anos, o orçamento da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi reduzido em mais de 50%. Desde 2015 foram vários cortes do Governo, e de acordo com Diretor de gestão de Recursos da instituição, Ricardo Allagio, foram mais de 18% dos recursos cortados apenas esse ano, sendo essa a maior redução de todas. 

Em meio à esse cenário de crise econômica a reitoria avalia a possibilidade de alugar os terrenos da instituição para manter as despesas mensais da universidade. 

Segundo matéria da TV Clube, a proposta é alugar terrenos para a iniciativa privada. São 27 lotes de 20x50 metros que serão destinados para aluguel de pequenas empresas e mais 10 lotes de 50x50 metros para empresas de médio porte.

Esses terrenos se estendem por 700 metros na nova avenida Ulisses Marques que liga os bairros Socopo e Ininga em Teresina. Além de ajudar a Universidade, o projeto também visa o desenvolvimento econômico da região que em breve, com a abertura da nova ponte, terá um fluxo maior de pessoas.

“Diante desse cenário de restrição orçamentária pelo qual nós estamos passando, verificamos a necessidade de ir atrás de recursos para que nós possamos fomentar com qualidade as atividades de ensino, pesquisa e extensão na universidade”, declarou entrevista à TV Clube o diretor administrativo da UFPI, Alberto Dias. O superintendente do patrimônio da união do Piauí, Marcelo Moraes, disse que o projeto está autorizado e em andamento.

Fonte: TV Clube

Facebook