Matéria / Cidades

Prefeitura de Picos realiza inauguração do CTA/SAE, após reforma

A inauguração foi realizada pelo Prefeito, Gil Paraibano, e pelo Secretário de Saúde, Aldo Gil de Medeiros, a reforma proporcionará mais qualidade para os usuários do CTA.

31/07/2021 | Redação
O CTA oferta serviços de Saúde, como exames que dão diagnósticos relacionados às doenças sexualmente transmissíveis / Foto: AgoraED

A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira, 30 de julho, a inauguração da reforma do Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos (CTA). Além da inauguração o espaço foi contemplado com novos equipamentos e ampliação da farmácia. O CTA é um centro de referência na cidade de Picos, oferta serviços de Saúde, como exames que dão diagnósticos relacionados às doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs, como por exemplo, sífilis, HIV, e Hepatite, além da entrega de preservativos masculinos e femininos.

Durante a solenidade de inauguração estiveram presentes algumas das autoridades politicas que fazem parte da administração municipal, como o Prefeito, Gil Paraibano, a primeira-dama do município, Diana Belo, Secretário de Saúde, Aldo Gil, o Presidente da Câmara de Vereadores, Chaguinha, demais vereadores que compõe a base governista, Secretários e membros da Secretaria Municipal de Saúde.

Na ocasião, o Secretario, Aldo Gil, destacou a importância da aquisição de novos equipamentos para o CTA, e o quão necessário são para usuários que precisam desses serviços.

“A gente está conseguindo reaver algumas coisas que o Município havia perdido, conseguimos de volta a maquina de carga viral responsável por medir a quantidade de material genético e a CD4 responsável pela contagem de números absolutos de células, que vai facilitar muito a vida dos usuários do CTA, que não necessitarão mais ir a Teresina para fazer o exame ou aguardar um exame ser enviado para cá, tudo será feito aqui em Picos a partir de agora” explicou Aldo Gil.

Secretário Aldo Gil

O Secretário ainda frisou sobre a ampliação da farmácia. Local onde agora receberá os insumos para realização dos exames. “Aproveitamos para fazer a ampliação da farmácia, porque agora vai receber também os insumos para esses exames, e com isso, nós estamos ofertando mais segurança, rapidez, e agilidade para o atendimento do CTA” contou o gestor.

O Prefeito de Picos, Gil Paraibano, também esteve participando da solenidade de inauguração. Ele falou da satisfação em poder estar inaugurando mais uma reforma, e aproveitou a oportunidade para falar sobre novos projetos que serão trabalhados em Picos.

Prefeito Gil Paraibano fala aos presentes

“A gente está aqui para isso, melhorar a Saúde, Educação, e Infraestrutura da cidade. Nessa semana já vamos começar a revisar todos os ônibus da Educação, para que alunos e professores cheguem aos colégios com segurança, e em breve estarei indo a Brasília para fazer uma visitar ao Ministro-Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, estamos projetando grandes obras que assim que os recursos forem liberados serão colocados em prática” finalizou o Prefeito.

O presidente da Câmara Chaguinha parabenizou o secretário Aldo Gil por mais uma ação na sua gestão frente a pasta da saúde do município, e disse que acredita que outras virão ainda no futuro, pois a Saúde de Picos tem ganhado muito com a ideia de ter trazido um jovem empreendedor para fazer a diferença deixando no entanto, que os técnicos façam seu trabalho, pois quando os projetos são apresentados o mesmo tem reunido toda sua equipe e discute a viabilidade, o que é muito bom em uma gestão participativa como a dele, disse o parlamentar.

Vereador Chaguinha

Chaguinha disse ainda que esse tem sido um dos pontos positivos da administração do prefeito Gil Paraibano dando autonomia para que seu secretariado possa realizar um bom trabalho frente as suas pastas, assim como tem feito Aldo Gil na secretaria municipal de Saúde, e um exemplo disso foi a belíssima reforma do CTA que hoje além de estar estruturado, também estar muito organizado, e quem ganha com isso são os usuários dos serviços disponíveis lá, frisou ele.

Fotos: AgoraED

 

Facebook