Na noite desta segunda-feira, 02 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação de Bocaina, fez a acolhida de diretores, coordenadores e professores da zona urbana, durante o primeiro dia da Semana Pedagógica. O evento de preparação o retorno das aulas tem apoio da Prefeitura, na administração do prefeito Erivelto de Sá Barros.
O momento foi marcado pela palestra da psicóloga, Anne Caroline, que abordou o tema “O trabalho com as emoções na volta às aulas”.
No contexto foi destacado pela psicóloga os tipos de emoções, inclinações para o passado e futuro e seus resultados como depressão (passado) e ansiedade (futuro), o uso das tecnologias digitais – redes sociais e aparelho celular – e suas consequências, dentre outros apontamentos.
Anne Caroline apresentou algumas orientações para com as emoções. Na recomendação durante a palestra enfatizou a necessidade de reconhecer o que sente, compreender o sentido e expressar o que sente, o autoconhecimento (o que é meu e o que é do outro) e o autocuidado (quais meus limites).
Para o indivíduo buscar uma saúde psíquica é preciso alguns cuidados. A psicóloga em suas recomendações apresentou fatores favoráveis como alimentar- se de forma saudável, praticar atividade física, respeitar o próprio tempo e seus limites, falar sobre algo que inquieta, manter um rotina e, manter contato com o quem faz bem mesmo que seja a distância.
Em tempos de pandemia um dos públicos mais afetados, os educadores, a recomendação é procurar ajuda.
“Se cuidar e procurar ajuda se vê que algo não está bem, se há sofrimento e está prejudicando no trabalho. Procurar um acompanhamento psicológico ou psiquiátrico é muito importante. Reconhecer que não está bem e que essas emoções podem estar causando algum desconforto. Na volta às aulas o professor passa por muitos transtornos porque envolvem muitas questões que podem gerar algum esgotamento. No entanto é importante se cuidar e acolher essas emoções”, frisou a psicóloga Anne Caroline.
A Semana Pedagógica teve continuidade nesta terça-feira, 03, com acolhimento para diretores, professores e coordenadores de escolas da zona rural e palestra da psicóloga Anne Caroline pela manhã. Durante a tarde desta terça, acontece uma capacitação para vigias, merendeiras, zeladores. A palestra é ministrada pela nutricionista Jéssica Jany e aborda o tema “Boas práticas para prevenção da Covid-19 em serviços de alimentação escolar”.
Para o retorno das aulas com segurança, as secretária de Educação, Simone Granjeiro, explica que as turmas serão divididas com no máximo 12 alunos.
Nas segundas e quartas-feiras, serão para os alunos de números pares na frequência de chamada. Nas terças e quintas-feiras para alunos de números ímpares. Todas as sextas-feiras serão destinadas para higienização das unidades de ensino e para o envio de atividades escolares para os discentes em suas casas.
“Todos os protocolos estamos seguindo. O prefeito Dr. Erivelto tem apoiado em tudo que é necessário para garantir segurança a equipe docente e aos alunos. Organizamos as salas para o retorno dos alunos com distanciamento de um metro, fizemos um pedido muito grande de álcool gel e máscaras, compramos aferidor de temperatura e as placas de sinalização serão colocadas em todas as escolas na zona urbana e rural. Essa semana é toda para essas adaptações”, disse Simone.
Na zona rural devido à quantidade de alunos ser menor haverá aulas todos os dias com exceção das sextas-feiras que será para a higienização.
Os motoristas irão participar de uma capacitação na próxima sexta-feira, 06, sobre esterilização e recebimento dos ônibus.
“Os transportes escolares estão adaptados e higienizados para a retomada. Estamos seguindo rigorosamente os protocolos da OMS”, pontua. Simone.
Por telefone, o prefeito Erivelto de Sá Barros, disse que estão fazendo tudo para garantir um retorno seguro a toda equipe docente e aos alunos da Rede Municipal de Educação.
As aulas da rede municipal em Bocaina vão iniciar no próximo dia 09 de agosto. 530 alunos estão matriculados para o segundo semestre letivo.
Com informações do Portal Cidades Na Net
Jornalista: Willians Sousa
Veja imagens com professores da zona urbana e depois com docentes da zona rural
Veja imagens com docentes da zona rural