A Prefeitura Municipal de Bocaina por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 23 e 24 desse mês de agosto, a Avaliação da Fluência em Leitura 2021, do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), que está sendo aplicada pelas escolas da rede municipal de ensino tanto da zona urbana como da zona rural para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.
Segundo informou a Secretária Municipal de Educação, Simone Granjeiro, a aplicação é feita pela plataforma CAEd, criada especialmente para abrigar as ações de avaliação articuladas à formação de professores, com melhorias nos projetos de recuperação e aprofundamento da aprendizagem, devolutivas pedagógicas e do monitoramento.
A fluência pode ser entendida como um conjunto de habilidades que permitem uma leitura sem embaraço, sem dificuldades em relação ao texto. Envolve questões tanto ligadas à composição do texto quanto à competência do leitor, isto é, uma boa interação entre esses elementos é que pode garantir que a leitura seja fluente.
De acordo com Simone Granjeiro, a aplicação da Avaliação da Fluência em Leitura ficou sob a responsabilidade da Coordenadora, professora Ligia Maria de Sousa Barros Rocha, que orientou todos os professores aplicadores do 2º ano junto aos diretores e coordenadores das escolas.
Ainda segundo a secretária, para que isso acontecesse antes foi realizada uma capacitação voltada para os diretores, coordenadores e professores que aplicaram as provas, com todo o apoio da equipe da secretaria.
“Queremos parabenizar aqui toda a nossa equipe da secretaria, coordenadoras, nossas diretoras e principalmente nossos professores e professoras que se desdobraram para dar tudo de si para a realização dessas provas, e principalmente ao prefeito Dr. Erivelto Barros que tem dado todo suporte e apoio necessário para que nossa educação evolua cada vez mais, assim como tem feito também a Dra. Fátima Sá, pois somos gratos a todos”, falou Simone Granjeiro.
Fonte: Da Redação