Matéria / Cidades

Vereador Eriberto Filho fala da importância da instalação do IML na cidade de Picos

O parlamentar que também é médico disse que o IML trará muitos benefícios para a população picoense

27/08/2021 | Redação
Vereador Eriberto Filho / Foto: AgoraED

O vereador Eriberto Filho (Progressistas) que também é médico falou sobre a instalação do Instituto Médico Legal (IML) na cidade de Picos, processo esse que já vem se arrastando há bastante tempo, e dessa vez parece que ele deve ser instalado por todo esse segundo semestre no município.

Para o vereador e médico Dr. Eriberto Filho, o IML é uma instituição importante para uma cidade do porte de Picos, o que ocorre é que geralmente as pessoas associam o órgão só a necropsias, que é o exame do cadáver, mas esse é apenas uma minoria do tipo de serviço prestado por ele com uma média em torno de 30%, e não é só isso, o IML vai trazer muitos benefícios para a cidade de Picos e inclusive para toda macrorregião, disse ele.

De acordo com o vereador, muitos exames são feitos no IML como perícias médicas, exames de toxicologia, violência sexual, violência doméstica e tantas outras que são feitas de maneira adequada no órgão, então vai resguardar a população, além de poder fazer também exames de embriaguez, de acidades e ainda é uma segurança para que as autoridades possam punir criminosos que cometem crimes, frisou.

“Como médico que sou nós temos que ver o IML como um benefício para o nosso município, pois ele vai trazer uma gama de serviços que hoje para quem precisa dele vai ter que se deslocar para a cidade de Floriano ou Teresina para fazer uma coisa que poderia ser feita na cidade de Picos, então como cidadão eu posso dizer isso, pois a nossa visão na área da saúde é que a medicina legal é uma área da medicina ligada ao direito, e é justamente como já disse antes ela é ligada aos processos da justiça, ou seja, quando existe um fato que requer uma perícia para alguma ação judicial o IML entra exatamente para fazer esse esclarecimento”, falou o vereador.

Eriberto Filho disse ainda que o que se busca é um centro moderno onde um cadáver quando precisar ficar no IML ele fique em uma câmara fria, onde os descartes sejam feitos de forma controlada, e o que a população tem que entender é que isso é um grande benefício e será muito importante para a cidade de Picos, frisou o parlamentar.

Para o vereador a população ao invés de ficar receosa com a instalação do IML na cidade de Picos, ela tem é que agradecer pois tudo quem vem de serviço para o município, quem ganha com isso é o povo, concluiu ele.

Da Redação

Entrevista completa abaixo:

Facebook