Matéria / Polícia

Cinco pessoas são presas acusadas de desviar água da Agespisa

As pessoas são acusadas de roubar água da adutora Piaus

20/09/2021 | Redação
A adutora Piaus abastece as cidades de São Julião, Campo Grande do Piauí, Vila Nova do Piauí, Fronteiras, Pio IX e o povoado Mandacaru / (Foto: AGESPISA)

 

Uma operação realizada pela Agespisa, em parceria com a Polícia Militar, terminou com cinco pessoas presas na região do município de Fronteiras. As pessoas são acusadas de roubar água da adutora Piaus, que abastece as cidades de São Julião, Campo Grande do Piauí, Vila Nova do Piauí, Fronteiras, Pio IX e o povoado Mandacaru. A operação teve início na última quarta-feira (15).

Segundo informações repassadas pela Agespisa, mais de um terço da água produzida na adutora, que corresponde a cerca de 70 mil litros de água por segundo, estavam sendo desviados. As ligações clandestinas foram detectadas em tubulações de 25, 32 e até de 60 mmm e eram feitas diretamente na adutora.

As cinco pessoas detidas durante a operação foram encaminhadas às delegacias de polícia das respectivas cidades, onde foi registrado Boletim de Ocorrência.

A adutora de Piaus é responsável por produzir cerca de 230 mil litros de água por segundo e conforme a Agespisa, com a retirada das ligações clandestinas, a expectativa é que o abastecimento de água tenha ganho de volume, principalmente nas cidades de Fronteiras, São Julião e Pio IX.

Ao todo, conforme a Agespisa, foram flagrados doze desvios (ou "gatos") que estavam desviando mais de um terço da água produzida em Piaus, cerca de 70 mil litros de água por segundo.

A água desviada estava sendo utilizada para abastecimento de tanques de peixes, bebedouros para animais, irrigação de capim e barreiros, dentre outras.

Cinco são presos por desviar água para criatório de peixes em cidades do Piauí em emergência pela seca  — Foto: Divulgação/Agespisa

 

Operações frequentes

O trabalho de combate ao roubo de água nas adutoras que cortam o semiárido piauiense tem sido feito com frequência e sempre com o apoio da Polícia.

Com a retirada das ligações clandestinas, a expectativa é de que o abastecimento de água tenha ganho de volume, principalmente nas cidades de Fronteiras, São Julião e Pio IX.

"É um trabalho arriscado, mas essencial para melhorar o abastecimento de água. A operação continua até mesmo nos finais de semana", informa o gerente da Unidade de Negócios de Picos, Francisco das Chagas Ferreira Sobrinho.

Com informações do: Portal GP1 e Portal G1 Piauí

Facebook