Matéria / Cidades

Câmara Municipal de Santana realiza sessão e aprova requerimentos

Os vereadores ainda falaram da falta de água na sede do município

24/09/2021 | Redação
Plenário da Câmara Municipal de Santana do Piauí / Foto: AgoraED

 

A Câmara Municipal de Santana do Piauí realizou na noite desta sexta-feira (24), sessão ordinária que foi presidida pelo vereador, Marcos Vinícius Leal (Vinícius – MDB), que tinha como pauta três requerimentos apresentados pelos vereadores, sendo dois da vereadora Clarete Rabêlo (Progressistas), onde o primeiro a parlamentar pediu que a prefeitura de Santana instituísse no município um dia reservado a realização da feira livre, o segundo era a realização de uma palestra proferida por uma médica, que será realizada no próximo dia (14) de outubro no plenário daquele Poder Legislativo, mês que é destinado a campanha preventiva ao câncer de mama, e o terceiro que foi de forma verbal apresentado pelo vereador Francisco José de Carvalho (Francisquinho – Progressistas), que pede a construção de duas lombadas no Povoado Queimada da Ema.

O primeiro vereador a usar a tribuna da Câmara foi Ismael Borges (PSD), que disse ter ficado feliz com a conclusão do serviço de asfaltamento da PI 375 que liga o município de Santana à cidade de Picos, um trecho de pouco mais de 22 km, e que já vinha se arrastando a mais de um ano e agora foi finalizado. O parlamentar aproveito para agradecer ao governador Wellington Dias (PT), ao coordenador do Pro Piauí, Rafael Fonteles, ao coordenador da região Sul, Araujinho e o engajamento de todos os vereadores para que aquele serviço fosse concluído, frisou ele.

Vereador Ismael Borges

Ismael Borges informou também que esteve na última terça-feira em Teresina onde conversou com o deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade), que destinou uma emenda parlamentar para a perfuração de um poço tubular na sede do município de Santana, para tentar resolver de uma vez a falta d´água, pois até hoje a Agespisa não tomou as devidas providências, além de não fazer investimentos na rede de abastecimento de água na sede. “Agora temos que correr para arrumar um terreno para que seja perfurado esse poço e resolva esse problema de forma definitiva”, disse o vereador.

O vereador Francisquinho em seu discurso disse que ficou satisfeito com o termino do serviço de recapeamento asfáltico na PI 375, uma luta e conquista do povo daquele município, pois para ele, quem realmente poderia fazer era o governo do estado, e cumpriu seu compromisso com a população da cidade, além de já ter levado outras obras importantes.

Francisquinho também chamou a atenção em relação a PI, pois segundo ele, é preciso que as pessoas que trafegam por ela tenham um certo cuidado, pois durante essa semana foi registrado um acidente em frente a escola do Povoado Queimada da Ema, e conversando com o suplente de vereador e ex-vereador Raimundo Honorato (Mundinho), o mesmo teria pedido que ele apresentasse um requerimento na Câmara Municipal pedindo que a empresa que estava fazendo o serviço pudesse fazer duas lombadas no trecho que compreende o povoado, e caso ela não faça, o mesmo iria pedir a prefeitura que fizesse para que outros acidentes não acontecessem lá, disse ele.

Vereador Francisquinho

O parlamentar informou também que esteve essa semana conversando com a prefeita Maria José (Progressistas), onde tratou sobre o plano de carreira dos servidores públicos, e ela teria garantido que por todo o mês de outubro estaria enviando-o para a Câmara para que o mesmo fosse analisado pelos vereadores, frisou.

A vereadora Clarete Rabêlo (Progressistas) iniciou sua fala defendendo seus dois requerimentos, no primeiro ela destacou a importância da realização de uma palestra sobre o “Outubro Rosa”, que é uma data celebrada anualmente, que tem como o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, além de poder proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Clarete falou também sobre o “Novembro Azul”, que também faz parte de uma campanha que tem como objetivo promover a conscientização sobre cuidados com a saúde masculina.

A vereadora disse que esteve recentemente com a prefeita Maria José, onde tratou sobre a importância de o município instituir o dia da feira livre na cidade, pois hoje não existe um dia específico, os feirantes vêm para a cidade qualquer dia e armam suas barracas, então é importante ter uma data até porque a população da zona rural terá acesso sem ter que precisa ir para outra cidade, e disse que a gestora é favorável a criar uma data para esse fim.

Vereadora Clarete Rabêlo

“Eu juntamente com o vereador Antônio de Hercília (Progressistas), estivemos essa semana com o deputado Pablo Santos (MDB), onde reafirmamos nosso compromisso com ele, e ao mesmo tempo ele reafirmando seu compromisso com nossa cidade de Santana do Piauí, pois o mesmo tem trabalhado pelo nosso município e destinado algumas emendas como a do calçamento de algumas ruas de nossa cidade, então vamos continuar trabalhando juntos pelo engrandecimento de Santana do Piauí”. Frisou Clarete Rabêlo.

A vereadora ainda falou da falta de água em algumas ruas e bairros da sede do município causado pela Agespisa, e espera que com a perfuração de um novo poço isso poderá se resolvido de uma vez, falou ela.

O presidente da Câmara Marcus Vinícius também aproveitou a sessão para falar da conclusão do serviço de recapeamento da PI 375, que já estar em fase de conclusão, faltando pouca coisa para terminar, pois a parte de asfalto já foi feito, mas falta alguns detalhes que será feito por toda a semana que vem, disse ele.

O vereador disse que essa obra foi muito importante para o município de Santana do Piauí, e destacou a vontade do governador Wellington Dias (PT) de refazer a estrada, do coordenador do Pro Piauí, Rafael Fonteles, do deputado Severo Eulálio (MDB), do coordenador regional, Araujinho, e da gestão do município que também deu sua contribuição no esforço para que ela saísse e fosse agora concluída, frisou.

Vereador e presidente da Câmara Marcos Vinícius

Sobre a falta de água em alguns bairros da sede do município, o vereador disse que conhece muito bem essa realidade, pois já foi chefe do escritório em Santana e sabe que pouca coisa é feita para resolver o problema, pois é uma empresa que tem dado muito trabalho na prestação desse serviço.

Sobre o plano de carreira citado pelo vereador Francisquinho, Vinícius informou que tão logo ele chegue na Câmara será apreciado e votado, pois entende que o maior beneficiado será o servidor público municipal, então cabe a gestão mandá-lo. Vinícius disse também que concorda com a vereadora Clarete Rebêlo em seus dois requerimentos, e disse que é muito importante a cidade ter um dia para a realização da feira livre, e falou também da importância que tem a LDO e o PPA (PPA - Plano Plurianual), a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual) que será enviado para a Câmara nos próximos dias, frisou o presidente.

No final da sessão o presidente colocou em votação os três requerimentos que foram aprovados por unanimidade.

 

Fonte: Ascom

Facebook