Matéria / Cidades

Câmara Municipal de Bocaina realiza sessão e debate sobre a campanha do Outubro Rosa

A sessão foi realizada neste sábado (09)

10/10/2021 | Redação
A sessão foi realizada neste sábado (09) / Foto: AgoraED

A Câmara Municipal de Bocaina realizou neste sábado (09) sessão ordinária que foi presidida pelo Vice-presidente da casa, vereador José Marques Filho (Zé Filho -Progressistas), que fez a deliberação da pauta do dia, e como não havia nenhum projeto para ser apreciado foi tratado sobre a campanha Nacional do “Outubro Rosa”, a luta pela prevenção do câncer de mama.

O maior foco da campanha Outubro Rosa é alertar mulheres e sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, também sobre o câncer de colo do útero.

A vereadora Goretti Barros (PSB) usou a tribuna da Câmara para falar sobre a importância da campanha sobre o Outubro Rosa, bem como estar sendo o empenho da Secretaria Municipal de Saúde de Bocaina, para a conscientização das mulheres em se prevenir contra a doença e o reforço da secretaria para fazer o agendamento para aquelas que queiram fazer o exame.

Vereadora Goretti Barros

Segundo a vereadora, como mulher e vereadora representando o seu município não poderia deixar passar em branco sem falar sobre a campanha, pois é nesse mês que se intensifica ainda mais os cuidados necessários para os exames de prevenção, pois ela tem como objetivo conscientizar e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e no diagnostico do câncer de mama, e mais recentemente também do câncer do colo do útero.

Goretti Barros chama a atenção das mulheres do município para que procurem fazer o seu agendamento na secretaria municipal de Saúde e façam a mamografia, mesma que não haja nenhum sintoma, pois, a prevenção pode mudar a história de qualquer mulher, e esse cuidado todas devem ter, disse ela.

O vereador Cleudo Nilton (Progressistas) iniciou sua fala lamentando a morte de Joãozinho de Manoel Martírio que faleceu vítima de acidente e se solidarizou com os seus familiares. O parlamentar também falou sobre a importância da campanha do Outubro Rosa para as mulheres, e pediu que as mesma procurassem fazer o exame da mamografia como forma de prevenção.

Vereador Cleudo Nilton

Cleudo Nilton falou também que como profissional que atua na área da saúde sabe a importância que essa campanha tem para as mulheres, pois a prevenção é a melhor forma de evitar doenças e como nesse mês de outubro é dedicado a conscientização, é bom que todas elas acima dos 40 anos procurem fazer o exame de mamografia, falou ele.

O vereador Domingos Sávis (PT), também reforçou a importância da campanha do Outubro Rosa, já que esse mês é dedicado a conscientização e prevenção ao diagnóstico precoce ao câncer de mama, e recentemente também incluído o câncer do colo do útero, então fica esse alerta para que todas as mulheres procurem fazer a sua mamografia como forma de cuidar de sua vida, disse ele.

Domingos Sávis aproveitou para parabenizar a prefeitura de Bocaina através da secretaria municipal de Saúde, por esse chamamento de todas as mulheres para que agendem sua consulta e faça seu exame, mas que também espera que a própria prefeitura use os meios de comunicação que são vinculas na divulgação das ações administrativas, para reforçar na divulgação da campanha e como na cidade tem uma rádio, que ela divulgue lá e não fique apenas só nas redes sociais, frisou.

Vereador Domingos Sávis

O parlamentar justificou sua fala dizendo que apenas a divulgação na sessão através das mídias sociais não é suficiente para chegar até a população, e como a prefeitura tem parcerias com veículos de comunicação, é importante que ela ocupe os espaços para fazer chegar toda à população do município, e que a secretaria de Saúde estará disponível para fazer isso, pois como todos sabem, o câncer de mama deixa sequelas para o resto da vida e quantas e quantas mulheres não ficam mutilas em função dessa doença tão cruel, alentou o vereador.

O edil também deixou os votos de pesar aos familiares do Joãozinho de Manoel e o amigo Chicola que faleceram recentemente, e aproveitou para se solidarizar com as famílias.

Finalizando seu discurso na tribuna da Câmara, o vereador solicitou um requerimento verbal aonde pediu a secretaria municipal de Obras do município, que seja feita uma praça na localidade Agrovila, pois como todos sabem aquele povoado já tem uma aglomerado grande de casas o que justificar se construir uma praça lá para que as pessoas possam ter um local para poder sentar e conversar, além de criar uma interação social maior, já que existe área suficiente para fazer esse espaço de lazer, e pediu ainda que o secretário restaure a quadra esportiva do povoado Varjota, pois a mesma estar precisando de uma reforma, disse ele.

O vereador Zé Filho também falou sobre a importância da campanha de prevenção ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero, pois para ele, são ações de conscientização que podem salvar várias vidas, e como a secretaria de Saúde estar trabalhando nesse sentido, o mesmo pede que as mulheres do município procurem fazer o seu agendamento naquele órgão para poder fazer a sua mamografia, frisou o parlamentar.

Vereador Zé Filho

 

Fonte: Ascom

Facebook