Matéria / Cidades

Câmara de Bocaina realiza sessão e aprova requerimento

A sessão aconteceu na última sexta-feira (23)

26/10/2021 | Redação
Plenário da Câmara Municipal de Bocaina / Foto: AgoraED

A Câmara Municipal de Bocaina realizou sessão ordinária no último sábado (23) que foi presidida pelo vereador José Airton Cipriano (Zé Airton – Progressistas), onde tinha como pauta apenas um requerimento que foi apresentado pelo vereador Eriverto da Silva (Beto - PT), onde pedia a prefeitura municipal que estendesse a coleta do lixo para a comunidade Cachoeira zona rural do município.

Vereador presidente Zé Airton

O primeiro vereador a usar a tribuna para falar foi Domingos Sávis (PT), que externou os votos de pesar a familiares de entes queridos que faleceram na última semana no município.

O parlamentar também parabenizou os professores pela passagem da data ocorrido no último dia (15) de outubro, pois para ele, é o professor que prepara a sociedade para a vida, bem como também outros profissionais de diversas categorias, e que no seu entendimento são maus remunerados, e muito até são coagidos no seu local de trabalho, sem falar na falta de material para trabalhar, mais que merecem o devido reconhecimento e respeito pela sua profissão, disse ele.

Vereador Domingos Sávis

O vereador aproveitou para parabenizar também os médicos pela passagem da data (18/10), e destacou o trabalho desses profissionais nesse momento de pandemia, o que mostra o quanto muitos trabalham por amor a profissão. “Não poderia deixar de parabenizar também a todos os piauienses pela passagem do seu dia (19/10), e em especial aos bocainenses, e aproveito para pedir aos gestores que façam políticas públicas para que possamos cada vez mais nos orgulhar de sermos piauienses”, frisou.

Domingos Sávis aproveitou a oportunidade também para falar sobre a incidências de roubos no município principalmente em chácaras, pois os criminosos aproveitam muitas vezes que os donos não estão em suas casas e praticam o crime, inclusive recentemente levaram quase tudo de uma residência, pois para ele, a audácia dos bandidos foi tão grande que encostaram um carro e levaram vários objetos causando grande prejuízo ao seu proprietário, falou o vereador. “Nós estamos pedindo aqui as autoridades que fazem a segurança na nossa cidade que reforce a segurança, principalmente nesse momento que antecede os festejos do nosso município, pois isso é inadmissível e não podemos deixar a população com mais medo do que já estar”, comentou o parlamentar.

O vereador Eriberto Silva também usou a tribuna para defender seu requerimento e disse que o pedido partiu dos moradores da localidade Cachoeira, então como é praticamente a única comunidade rural que não tem coleta do lixo, o mesmo levou para Câmara para ser debatido o problema e colocar ele em votação.

Vereador Eriberto Silva

Eriberto Silva pediu ainda aos seus colegas de bancada que votassem pela aprovação do seu requerimento, e pediu ao presidente da casa que sendo aprovado encaminhasse para a prefeitura para que a mesma pudesse adicionar a localidade na rota da coleta de lixo e resolver o problema daqueles moradores, frisou.

O vereador Antônio Filho (Tunico – Progressistas), se solidarizou com os familiares que perderam seus entes queridos nessa última semana no município de Bocaina. Tunico também parabenizou os professores pela passagem da data, assim como os médicos e todos os piauienses pela passagem do dia do Piauí.

Vereador Tunico

O parlamentar falou ainda que o requerimento do vereador Eriberto tem o seu apoio, pois lembrou que aquela comunidade realmente é a única que ainda não tem a coleta de lixo, e com certeza chegando no gabinete do prefeito ele irá atender e contemplar o povoado Cachoeira, disse.

O vereador Anderson Regô (PT), destacou a importância do médico como profissional da área da saúde pelo seu trabalho, e disse que na semana passada esteve na Câmara Municipal de Picos participando de uma solenidade alusiva ao dia do médico e que ficou muito orgulhoso em ver tantos profissionais da cidade de Bocaina sendo agraciados, o que mostra a importância que o município tem quando se trata da área da saúde, e solicitou do presidente que também faça uma sessão solene para homenagear esses profissionais, falou ele.

Vereador Anderson Rego

Anderson também lamentou a morte da senhora Francisca da localidade Lagoa Grande zona rural do município de Bocaina que faleceu na última sexta-feira (22), e que deixou a comunidade consternada, pois ela era uma pessoa de boa convivência social e que deixará muitas saudades principalmente para seus familiares e amigos. “Quero aqui dizer que a nossa localidade estar de luto por essa perda tão grande, e rogo a Deus que conforte os corações de todos os familiares”, disse Anderson Regô.

O vereador Cleudo Nilton (Progressistas) também se solidarizou com os familiares que perderam seus entes queridos na última semana, e disse que o município passava por um momento muito triste, pois eram pessoas queridas na sociedade e que irão fazer muita falta, disse ele.

Vereador Cleudo Nilton

Cleudo disse que o requerimento do vereador Beto era de suma importância para aquela comunidade, e lembrou que quando foi vereador em outro mandato disse que tinha feito um pedido parecido com o dele para a localidade Balceiro, e que pode ter certeza que contará com o seu apoio para aprovação, frisou ele.

O vereador e vice-presidente da Câmara Zé Filho (Progressistas) que também é professor, disse que a categoria não tem muito o que comemorar, pois são profissionais importantes na transformação da sociedade, mas que não são reconhecidos e não recebem o devido valor que merecem.

Vereador Zé Filho

Zé Filho informou que como profissional da educação muitas vezes se sente desvalorizado, e citou como exemplo, o salário que a mais de dois anos não recebe aumento, e que o governo do Estado faz de conta que a categoria não existe, por isso os seus questionamentos na tribuna. “Mesmo assim quero aqui parabenizar todos os nossos colegas de profissão pela passagem de nosso dia, e esperamos que um dia nosso trabalho seja reconhecido”, falou o vereador.

No final da sessão o presidente da Câmara Zé Airton colocou o requerimento do vereador Beto em votação que foi aprovado por unanimidade.

Facebook