O retorno das aulas de turmas de 1º, 2º, 3º, 4º, 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental e 1º e 2º anos do ensino médio da rede estadual de ensino acontece nesta quarta-feira (3). A data marca a última etapa do cronograma de retorno presencial, elaborado pela Secretaria Estadual da Educação do Estado (Seduc).
Inicialmente, a volta destas turmas às salas de aula estava prevista para o dia 1º de novembro. No entanto, com o feriado do Dia do Servidor do Público e do Dia de Finados, foi adiada.
Para garantir os protocolos de segurança, a volta presencial às salas de aula vem ocorrendo gradativamente nas escolas da rede estadual desde o início do segundo semestre deste ano. Segundo a Seduc, alguns locais ainda estão sendo adaptados para voltar a receber os alunos.
"Acreditamos que até o fim do ano estaremos com 100% dos alunos nos espaços escolares. Algumas escolas passam por processo de reforma, e temos previsão de entrega para as próximas semanas. Alguns dos alunos dessas escolas estão utilizando outros espaços, outros continuam no modo remoto", informou a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes.
Entre os protocolos sanitários, emitidos pelo Comitê Técnico do Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública (COE), estão o uso obrigatório de máscara, distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas e higienização frequente das mãos.
Conforme a Seduc, as unidades de ensino devem organizar cinco dias de atividades presenciais para a 3ª série do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental. Para as demais séries do Ensino Médio e Ensino Fundamental, serão quatro dias de aulas presenciais e um dia no método remoto.
Em outubro, aconteceu o retorno das turmas de 5º e de 9º ano do ensino fundamental e de turmas do 3º ano do ensino médio.
A volta presencial às aulas é obrigatória, exceto para estudantes que recebam autorização das escolas para continuar em atividade remota, após o envio de um pedido formal.
Com informações do G1 Piauí / TV Clube