A Prefeitura Municipal de Picos realizou na manhã desta quarta-feira, 10 de novembro, na Câmara Municipal, uma palestra sobre a seguinte temática: “Aproveitamento Integral dos Resíduos Sólidos Urbanos para Encerramento de Lixões”. O evento se conecta diretamente ao Novo Marco Legal Regulatório do Saneamento Básico, previsto na Lei 14.026/20, art. 54.
Na ocasião, o Presidente do Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCT), Marcus Andrey Vasconcellos, e o Engenheiro Sanitário do INCT, Luiz Mário Lima, conduziram a palestra apresentando ações e tecnologias de aproveitamento de resíduos sólidos urbanos para todos os presentes no local.
Na oportunidade, a Secretária de Meio Ambiente de Picos, Fátima Sá, falou sobre a importância do evento para Picos e macrorregião. “É um evento de grande importância, não só para Picos, mas para a macrorregião, hoje aqui, temos a oportunidade de receber prefeitos de varias outras cidades da região, para ouvir os palestrantes falando sobre como transformar lixões em bueiros, pisos e tijolos. Essa é a oportunidade de Picos juntamente com a macrorregião formarem um consórcio e trazer essa empresa de nível nacional para cá” contou Fátima Sá.
Na ocasião, o Prefeito de Picos, Gil Paraibano, falou sobre a importância do Consórcio para Picos e municípios vizinhos. “O lixo é um problema nacional, então entramos em contato com as empresas do Sul, e trouxemos os palestrantes para explicar a respeito de como tratar o lixo. Vamos trabalhar para conseguir essa maquina de reciclagem e aproveitamento do lixo, para evitamos a poluição, melhorando assim o sistema”, destacou o Prefeito.
O evento contou com a participação de alguns dos Prefeitos da Macrorregião de Picos, Naerton Moura (Sussuapara), Maria José (Santana do Piauí), Kelvane Leal, Assistente Social, na ocasião representando, Karlão Leal, Prefeito de Santo Antônio de Lisboa. Também estiveram presentes, o Presidente da Câmara dos Vereadores, o Vereador Chaguinha, os vereadores, Pedro Pio, Filó Portela, Zé Luiz, Toinho Chicá, Dalva Mocó, assim como os Secretários: Aldo Gil (Saúde), Fátima Sá (Meio Ambiente) Mazukiel Alves (Agricultura), Loinha (Planejamento), João Araújo (Defesa Civil) e demais membros da Administração Municipal.