A Prefeitura Municipal de Bocaina através das secretarias municipais de Educação e Saúde, como forma de fortalecer o ensino dentro do Programa Saúde da Escola (PSE) realizaram atividades com os alunos da rede municipal de ensino com política intersetorial que foi instituído em 2007.
Segundo informou a Secretária Municipal de Educação, Simone Granjeiro, o Programa Saúde na Escola é uma parceria entre os setores da educação e saúde, onde são pactuadas as escolas municipais e estaduais do município de Bocaina-PI, e durante a realização das atividades do programa também são realizadas ações permanentes acerca de alguns temas como práticas corporais, dependência química, AIDS e covid-19, que é o cenário atual da pandemia mundial.
Secretária de Educação Simone Granjeiro
As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que cometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
O Programa Saúde na Escola é uma parceria entre os setores da educação e saúde, onde são pactuadas as escolas municipais e estaduais do município de Bocaina-PI. Durante a realização das atividades do programa são realizadas ações permanentes acerca de alguns temas como práticas corporais, dependência química, AIDS e covid-19, que é o cenário atual da pandemia mundial.
Simone Granjeiro informou ainda que as atividades do PSE foram coordenadas pelas enfermeiras Daniela Bezerra Macedo e Maria Rosa de Lima Sousa, e as avaliações antropométricas pelo nutricionista, além da situação da vacinal entre os alunos, e a realização odontológica pelo dentista.
Também foram inspecionadas outras alterações, realizadas pela equipe multiprofissional, que havendo a necessidade de tratamento como desnutrição, obesidade, tratamento odontológico ou administração de vacina, esses alunos serão agendados e encaminhados para atendimento com os respectivos profissionais, informou a secretária.
“Todas essas ações são possíveis graças ao apoio do prefeito Dr. Erivelto Barros (Progressistas), que sempre foi um gestor preocupado com a saúde de nossos alunos e da população, por isso temos tido sucesso na educação de nosso município”, frisou Simone.
Para o Secretário Municipal de Saúde, Edilberto Dantas, a parceria com a Educação do município ela é fundamental por que fortalece o trabalho entre os dois órgãos, e o Programa Saúde na Escola (PSE), tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens, disse ele.
Secretário Municipal de Saúde Edilberto Dantas
Da Redação