Matéria / Educacao

Candidatos do Piauí avaliam questões de linguagens como as mais difíceis no 1º dia de Enem

Neste domingo (21), a prova contou também com questões de ciências humanas e redação

21/11/2021 | Redação
Estudante Maria Eduarda, de 17 anos, avaliou as questões de linguagens como as mais complicadas / Foto: Bárbara Rodrigues/G1 PI

Candidatos do Piauí avaliaram as questões de linguagens como a mais difíceis no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Neste domingo (21), a prova contou também com questões de ciências humanas e redação.

“A prova em si, apesar de ser formado, eu achei que foi uma das provas mais difíceis que eu fiz. Eu já vinha fazendo o Enem e senti uma abordagem diferente do que nos outros. Caiu alguns temas sociais e bastante poesias, algumas desconhecidas. Coisas bem complicadas para interpretar”, disse o representante comercial Davi Ferreira, de 50 anos, que fez o Enem pela quarta vez.

 

Para Maria Eduarda, de 17 anos, as questões de linguagens foram as mais complicadas e precisavam de mais atenção. Essa é a segunda vez que ela fez a prova, porque pretende cursar medicina veterinária.

 

"A parte de linguagens tinha algumas questões que para mim são polêmicas. Como uma questão que falava que o futebol começou como sendo algo de gente pobre e que hoje cresceu e se desenvolveu. Também tinham longos textos e muita interpretação", afirmou.

 

'Achei a prova diferente'

Já estudante Jessiara Chaves, de 20 anos contou ter achado a prova diferente dos anos anteriores. "Para mim a prova estava bem diferente de outros anos. Teve, por exemplo, algumas questões sobre a Era Vargas. O que foi uma surpresa, pois a muito tempo não saia nada sobre isso. Eu gostei da prova", disse a estudante.

73 mil candidatos aptos no Piauí

No Piauí, mais de 73.155 candidatos estão aptos a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dois próximos domingos: dias 21 e 28 de novembro. Realizarão as provas impressas pouco mais de 72 mil candidatos e quase 1 mil farão a versão digital do Exame.

Mais de 94 mil pessoas chegaram a se inscrever, mas apenas 73 mil tiveram as inscrições confirmadas e as taxas pagas ou com isenção garantida. Em janeiro de 2022, quase 8 mil pessoas poderão fazer o exame, como pessoas privadas de liberdade e novos inscritos.

Os números representam uma queda de cerca de 45% em relação ao ano anterior, onde mais de 133 mil candidatos se inscreveram. A queda aconteceu a nível nacional também. Um dos motivos apontados por especialistas foi a mudança nas regras para solicitação da isenção na taxa de inscrição.

Disciplinas e horários

Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos. No dia 21 de novembro os candidatos farão, durante 5h30min:

  • 45 questões de linguagens;
  • 45 questões de ciências humanas;
  • E redação.

Horários de aplicação

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

 

Fonte: Por Bárbara Rodrigues e Catarina Costa, G1 PI

Facebook