A Câmara Municipal de Santana do Piauí realizou na noite desta sexta-feira (26), a última sessão ordinária do mês de novembro que foi presidida pelo vereador Marcos Vinícius (Vinícius – MDB), onde tinha como pauta a votação do Projeto de Lei do Executivo Municipal que Dispõe sobre o Plano Plurianual (PPA) de Santana do Piauí para o quadriênio 2022 a 2025, além de dois requerimentos do vereador Ismael Borges (PSD), onde o primeiro solicitava da prefeita Maria José (Progressistas) que enviasse para o Poder Legislativo o Plano de Cargos e Salários dos funcionários da Saúde e da Administração, e o segundo que a gestora ou um representante dela fosse até a Câmara explicar porque a obra do Posto de Saúde da localidade Engano dos Porém não foi concluído até agora.
A vereadora Elenilsa Helena (PSD) durante seu discurso na tribuna da Câmara defendeu um requerimento seu que já havia sido apresentado antes e aprovado, onde pede que a prefeitura coloque iluminação pública no cemitério do Povoado Queimada da Ema, pois no último dia (02) as pessoas que foram visitar os túmulos dos seus entes queridos já a noitinha ou levaram uma lanterna para iluminar dentro, ou tiveram que deixar o farol dos carros acesso para não ficarem no escuro, disse ela.
Vereadora Elenilsa Helena
Elenilsa Helena parabenizou a vereadora Clarete Rabêlo (Progressistas) pela realização da palestra Novembro Azul ocorrida no último sábado (20), e disse que ficou muito contente em ver tanta gente assistindo, o que mostra que ela foi um sucesso e alcançou os objetivos propostos. A parlamentar falou ainda sobre os dois requerimentos do vereador Ismael e disse que tinha o seu apoio, e para finalizar a mesma aproveitou a oportunidade para parabenizar o seu pai, Zé Gabriel, que estava aniversariando nesta sexta-feira onde desejou muitos anos de vidas e disse que ele era o seu grande mentor e grande líder familiar, completou a vereadora.
O vereador João Guilherme (MDB) disse os requerimentos do vereador Ismael eram muito importantes e oportuno, mas informou a ele que esteve na semana passada no gabinete da gestora e conversou com o Procurador Geral do município, advogado Levir, e este informou que o plano de cargos e salários dos servidores municipais já estava praticamente finalizado e a prefeitura Maria José irá enviar para a Câmara para ser votado ainda este ano.
Vereador João Guilherme
João Guilherme disse que tão logo ele chegue a Câmara será apreciado e votado para que os servidores já recebam as correções salariais a partir de janeiro de 2021, e que no que depender dele, o mesmo irá votar favoravelmente no projeto e pediu que os demais também façam o mesmo, falou ele.
O vereador Ismael Borges disse que as informações apresentadas pela Secretária Municipal de Assistência Social, Tarciane, foram muito importantes, pois a população precisa realmente saber como funciona todos os conselhos que são ligados a Assistência Social e quais são seus objetivos, e essa informação ajuda a manter a transparência da administração.
Sobre a feira livre que irá acontecer a partir do dia (05) na cidade de Santana do Piauí, ela é fundamental, pois além de gerar renda para o município, ela também cria mais oportunidades de negócios e isso só engrandece o município. O vereador cobrou também do presidente da casa vereadora algumas informações acerca da energia elétrica da Câmara que hoje é monofásica e que ela precisa passar para trifásica para poder suportar todos os aparelhos ligados.
Vereador Ismael Borges
Ismael Borges também defendeu os seus dois requerimentos onde o primeiro pede que a prefeitura envie para a Câmara o plano de cargos e salários dos servidores da Saúde e da Administração, já que o prazo dado pela gestora já havia se esgotado, e pediu também que a prefeita ou um representante dela vá até a Câmara para explicar porque o posto de Saúde de Engado dos Porém ainda não foi entregue a comunidade, disse ele.
O presidente da Câmara Marcos Vinícius aproveitou para prestar alguns esclarecimentos ao vereador Ismael quanto aos seus questionamentos, pois em relação a qualidade da energia na Câmara o mesmo já havia solicitado e protocolado na Equatorial Cepisa para fazer a transformação da monofásica para a trifásica, mas como o prazo só vence no próximo dia (01/12), o mesmo continua esperando já que estar dentro do prazo dado.
Presidente da Câmara Marcos Vinícius
Vinícius informou ainda que o problema da energia surgiu já no mês de agosto desse ano sobre e que já tomou as providências necessárias, e sobre a carteirinha do vereador ele disse que a Câmara não é e nunca foi associada a AVEPI, mas que já conversou com o presidente da entidade e espera chegar a um acordo no próximo ano, mas que isso não impede de qualquer vereador mandar fazer a sua carteira de identificação, então todas essas cobranças feitas pelo vereador o mesmo já vem trabalhando já a algum tempo, explicou.
O presidente informou ainda que o projeto de cargos e salário dos servidores deverá estar na Câmara para ser votado na próxima sessão, pois recebeu a prefeita Maria José a garantia que ele iria ser enviado até o final do ano legislativo, e como ele ainda não terminou o mesmo continua aguardando, falou Vinícius.
O vereador Ricardo Rodrigues (Progressistas), disse que as informações que foram levadas a Câmara pelo Secretário Municipal de Agricultura, Netinho, sobre a feira livre, e pela secretária de Assistência Social, Tarciane, sobre a Campanha do Leão Amigo, onde o contribuinte pode destinar 6% do seu imposto de renda devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município são informações importantes e que merecem ser divulgadas para toda sociedade tomar conhecimento.
Vereador Ricardo Rodrigues
Ricardo agradeceu ainda a prefeita Maria José por ter mandado desaterrar o açude do Povoado Lagoa dos Marcelinos, já que estar começando o período invernoso na região, e lá é um local que recebe um bom volume de água que serve para dar aos animais e também para outras atividades, e o aprofundamento dele possibilita em uma maior capacidade de armazenamento de água, disse ele.
O parlamentar disse que nessa semana participou de uma conferência realizada pela Secretaria Municipal de Educação, onde foi tratado sobre temas importantes para a melhoria na qualidade do ensino no município. “Quero aqui dizer que sou favorável aos requerimentos que foram apresentados nesta casa hoje, pois todos eles têm o objetivo de buscar melhorias para a nossa cidade de Santana do Piauí”, finalizou Ricardo.
O vereador Antônio de Hercília (Progressistas) disse em seu discurso, que não tinha conhecimento como funcionava o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município, mas que agora irá dá também a sua contribuição, pois considera importante que parte desses recursos do imposto de renda seja destinado para o município de Santana.
Vereador Antônio de Hercília
Sobre a realização da feira livre o vereado disse que não é fácil fazer um projeto como esse começar a funcionar por que ele não depende único e exclusivamente da gestão, ele depende da população e das pessoas que irão comercializar seus produtos lá, e espera que ela possa funcionar conforme o planejado, e destacou o trabalho do secretário Netinho frente a pasta da Agricultura, disse ele.
Em relação ao plano de cargos e salários dos servidores municipais, Antônio de Hercília disse que a prefeita Maria José garantiu que vai enviar ele para a Câmara por todo decorrer da próxima semana, para que na sessão seguinte ele seja apreciado e votado por todos os vereadores, comento o parlamentar.
A vereadora Clarete Rabêlo (Progressistas) agradeceu o empenho de todos os seus colegas na Câmara em relação a palestra que foi realizada do Novembro Azul, onde teve como palestrante o médico urologista Eriberto Barros, que foi até aquela casa e levou informações importantes sobre o câncer da próstata que são muitas vezes são diagnosticados nos homens.
A vereadora ainda agradeceu a vereadora Elenilsa Helena pela colaboração nas duas palestras, onde a mesma animou os participantes cantando músicas com um repertório bastante variado e que ajudou muito a deixas as palestras mais leves. Clarete falou ainda que os dois requerimentos do vereador Ismael Borges eram importantes, porque eles iriam provocar informações do Executivo Municipal bastante relevantes, e isso é muito bom.
Vereadora Clarete Rabêli
Clarete disse também que a feira livre que irá acontecer em Santana a partir do próximo mês de dezembro, só vem a somar, mais lembrou a todos que ela havia feito um requerimento e aprovada na Câmara já a algum tempo atrás fazendo referência inclusive a isso, mas o importante é que agora ela irá acontecer, frisou a vereadora.
“Nessa semana mais precisamente nos dias (24) e (25) desse mês, a Carreta da Mamografia esteve aqui em nosso município onde muitas mulheres puderam fazer os exames, no primeiro dia ocorreu um pequeno problema, mas que no segundo dia todas foram atendidas e isso é o que importa”, disse ele.
O vereador Francisquinho (Progressistas) disse que espera que o plano de cargos e salários dos servidores municipais que já foi discutido por inúmeras vezes na Câmara, agora ele possa vir para ser votado, pois a sula luta para que isso aconteça é desde do seu primeiro mandato, e agora nesse segundo mandato ele mesmo já conversou com a prefeita por diversas vezes, então espera que seja enviado e votado ainda nesse mês de dezembro.
Francisquinho ainda destacou o trabalho do secretário municipal de Saúde do município, Layrton, que segundo ele vem fazendo um grande trabalho frente aquela pasta, pois tem trabalhado muito juntamente com sua equipe no que diz respeito a atenção básica, e que todos estão de parabéns.
Vereador Francisquinho
Sobre os requerimentos o vereador disse que apoiava cada um pois entende que eles são importantes para o município, e aproveitou para pedir aos demais colegas que votassem pela aprovação do Plano Plurianual (PPA) de Santana do Piauí para o quadriênio 2022 a 2025. “Quero ainda destacar o trabalho do nosso secretário de Agricultura Netinho que vem realizado uma boa gestão frente a sua pasta, e espero que a feira livre seja mais uma oportunidade de negócios e desenvolvimento para nossa cidade”, concluiu Francisquinho.
No final da sessão o presidente da casa Marcos Vinícius colocou em votação o PPA e os requerimentos que foram aprovados por unanimidade.
Fonte: Ascom