Matéria / Polícia

Assassinato do prefeito Zé Filho foi motivado por briga política e exonerações, diz delegado

O principal suspeito do crime é primo de segundo grau da vítima, identificado como Felipe Seixas, que encontra-se foragido

30/11/2021 | Redação
Prefeito Zé Filho foi assassinado no domingo quando assistia um campeonato de futebol no município / (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal)

 

O assassinato do prefeito de Madeiro, José de Ribamar Araújo Filho, mais conhecido como Zé Filho (Progressistas), foi motivado por brigas políticas e exonerações, segundo o delegado Marcelo Leal, gerente de policiamento do interior.

principal suspeito do crime é primo de segundo grau da vítima, identificado como Felipe Seixas, que encontra-se foragido.

Ao g1, o delegado Marcelo Leal contou que Felipe Seixas e o seu pai foram exonerados recentemente de cargos na Prefeitura de Madeiro. A partir daí, iniciou uma rixa política entre eles.

Zé Filho foi assassinado no fim da tarde de domingo (28) quando estava em assistindo um campeonato de futebol no município, a 181 km de Teresina. De acordo com as investigações, Felipe Seixas tem um bar próximo ao local e aproveitou o evento para cometer o crime.

"Testemunhas oculares afirmaram ter visto o prefeito indo em direção ao carro, quando foi abordado pelo suspeito. O prefeito foi atingido com um tiro na têmpora esquerda, depois de caído, recebeu mais dois disparos. A motivação do crime foi a insatisfação política e as exonerações do pai do Felipe do cargo no setor de transportes, e do próprio autor do crime da prefeitura", disse.

O delegado Bruno Ursulino, do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), está responsável pelas investigações. Policiais continuam em diligência na tentativa de prender o suspeito do crime.

 

O Crime

Zé Filho foi assassinado no fim da tarde de domingo (28) quando assistia um campeonato de futebol no município.. O delegado Abimael de Sousa informou que o principal suspeito é um primo da vítima, que fugiu logo após o crime. 

A assessoria de comunicação do prefeito, por meio das redes sociais, informou que Zé Filho foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) após o crime. Ele foi encaminhado para Hospital Estadual Gerson Castelo Branco, no município de Luzilândia, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

A Polícia Militar foi acionada e agora realiza buscas com o objetivo de localizar o autor do crime.

O prefeito assistia um jogo do Campeonato Madeirense 'Taça Prefeito Zé Filho' quando foi baleado. Ele chegou a publicar no Instagram um vídeo da partida de futebol que estava sendo realizada.

A cidade Madeiro tem 178,842 km², 8.372 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), e ocupa a posição 80º no ranking das cidades do Piauí em relação a população.

 

Histórico de Zé Filho

José de Ribamar Araújo Filho nasceu no dia 1º de outubro de 1978 e tinha 43 anos. Ele era motorista, quando foi eleito para vereador em 2014. Em 2020 foi eleito pela primeira vez para o cargo de prefeito após conseguir 62,10% dos votos. Foram 2.994 votos no total. O vice é Pedro Filho, do PP, que tem 36 anos.

Fonte: G1 Piauí Globo

 

Facebook