Matéria / Cidades

Saúde de Bocaina realiza campanha de vacinação antirrábica no município

A campanha continua na zona rural de Bocaina nesta segunda e terça-feira

20/12/2021 | Redação
Saúde de Bocaina realiza campanha de vacinação antirrábica no município / Foto: Reprodução

A Prefeitura Municipal de Bocaina através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado (18), a Campanha de Vacinação Antirrábica, nos postos de atendimentos como Unidade Básica de Saúde e Praça Borges Marinho no centro da cidade no horário das 8:00h às 17: 00h.

Segundo informou o Secretário Municipal de Saúde, Edilberto Dantas, a campanha de vacinação antirrábica continua nesta segunda-feira (20), pela manhã foi na localidade Malhada e na parte da tarde será nos povoados Varjota, Querida e Caiamba. Já amanhã terça-feira (21), será a vez dos povoados Balceiro pela manhã, Vila Criola, Cohab e Curralinho no horário da tarde no mesmo horário.

Ediberto Dantas secretário de Saúde de Bocaina

Para o secretário de Saúde, a vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os animais saudáveis. Quando um animal pega a doença é praticamente fatal em quase 100% dos casos, pois a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.

De acordo com Edilberto Dantas, as vacinas são ferramentas da medicina para prevenção de doenças virais, e a secretária de Saúde do município por determinação do prefeito Erivelto Barros (Progressistas), realiza rigorosamente as campanhas como forma de prevenção e evitar essas doenças nos animais.

Prefeito Erivelto Barros

O prefeito Dr. Erivelto Barros disse que como muitas pessoas não sabem, mas o vírus da doença é fatal e mata muitos cachorros que não são vacinados. Além de matar, a doença é contagiosa e pode infectar mamíferos, como gatos, morcegos, gambás e seres humanos, por meio de mordidas e arranhões de cães contaminados com a doença. Quem mora em locais rurais deve precisa ficar ainda mais atento, então por isso a secretaria tem feito o seu trabalho, e como gestor do município, tem dado todas as condições necessárias para que as campanhas aconteçam, ressaltou ele.

A raiva é uma zoonose grave que ataca o sistema nervoso central da pessoa, uma doença fatal tanto para os animais quanto para os seres humanos, disse o prefeito. 

 

Da Redação

Facebook