Matéria / Cidades

Plenária Municipal de Saúde Mental é realizada em Picos

A plenária teve o objetivo a criação de propostas e políticas públicas para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental que ocorrerá em maio deste ano

28/01/2022 | Redação
O evento foi realizado no Auditório do PREMEN / (Fotos: Maria Ivonete / Prefeitura de Picos)

Por Maria Ivonete / CCOM

 

O Conselho Municipal de Saúde de Picos, juntamente com a Secretaria  Municipal de Saúde, realizaram nesta sexta-feira, 28 de janeiro, uma Plenária de Saúde Mental.

A Plenária é a 1ª etapa de uma preparação a nível municipal para a realização da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental que ocorrerá em maio deste ano.

O evento realizado no Auditório do PREMEN objetivou a criação de propostas e políticas públicas sobre os avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS.

 

Durante a Plenária foi realizado palestras ministradas pela Enfermeira e Coordenadora do CAPS II, Aurelândia Leal e pela Drª; Gessica Kely de Sousa, além de trabalhos em grupo e a eleição de 16 delegados do Município que representarão Picos na etapa macrorregional.

 

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Picos, Júlio Araújo Silva, que faz parte da comissão organizadora da Plenária Municipal de Saúde Mental, falou sobre o evento. Segundo ele, a Plenária foi convocada desde dezembro de 2020, pelo Conselho Nacional de Saúde.

“Essa é a 1ª etapa de uma série de etapas para a realização da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, essa conferência foi convocada em dezembro de 2020, pelo Conselho Nacional de Saúde, destas etapas serão eleitos delegados e escolhidas propostas que irão para a etapa seguinte. O nosso objetivo principal é discorrer sobre o documento orientador que foi elaborado pelo Conselho, para que dentro da realidade do município sejam elaboradas propostas que se adaptem ao cotidiano da população”, explicou o Presidente.

 

Na ocasião, Tatiane Gil, esposa do Secretário de Saúde, Aldo Gil, esteve presente no local, representado o mesmo, que por motivos pessoais não pode estar presente. Tatiane falou sobre a importância de discutir essa temática, principalmente neste momento que ainda vivemos uma pandemia e destacou o suporte que a SMS proporcionou para a realização da Plenária.

 

“É um tema que abordamos sempre, mas durante esse momento de pandemia essa temática de saúde mental é mais necessária ainda. Recebemos um ofício do Conselho Municipal de Saúde e das nossas equipes dos CAPS, e de imediato a Secretaria atendeu todas as solicitações, pois sabemos que é um evento de bastante importância e relevância a nível nacional”, contou Tatiane Gil.

 

Participaram da Plenária, membros do Conselho Municipal de Saúde, Coordenadores e Colaboradores da SMS, usuários da rede de Saúde mental de Picos, além da população geral do município.

Facebook