Os hospitais regionais de Bom Jesus e Picos, municípios da região Sul do estado, e um estabelecimento privado de Teresina estão com com 100% dos seus leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 ocupadas, é o que revela o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) na noite do último sábado (5).
Além de todas as sete UTI Covid-19 ocupadas, o Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus, estava com mais de 53% dos seus leitos clínicos preenchidos. Já o Hospital Regional Justino Luz, em Picos, também registrava lotação máxima nas suas seis vagas de UTI, um único leito de estabilização disponível e 12 leitos clínicos vagos.
Uma outra unidade que chama atenção pela alta taxa de ocupação dos leitos é o Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP), na capital. Até aquela data, o estabelecimento de saúde estava com 75% de ocupação em suas UTIs Covid, com apenas três leitos clínicos disponíveis
Apesar disso, a situação geral é mais confortável. Isso porque somente 45,5% de todas as 150 UTI Covid espalhadas pelos municípios piauienses, tanto públicas como privadas, estavam ocupadas até aquele boletim da Sesapi. Já a taxa de ocupação dos leitos clínicos e de estabilização era, respectivamente, 17% e 6,7%.
Com informações do Cidadeverde