A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através do Centro Integrado em Especialidades Medicas (CIEM) comemora a redução nos números de atendimentos relacionados a Covid-19. O órgão detectou uma diminuição de 90% no número de casos positivos da Covid-19, em relação ao mês de fevereiro, deste ano. O CIEM é o principal órgão de referência na cidade em atendimento a pacientes portadores de síndromes gripais.
De acordo com a Coordenadora de Enfermagem do CIEM, Danila Barros, a redução de casos positivos de Covid-19 é muito significativa neste mês de março. Segundo a Enfermeira, os números deste mês seguem estáveis, com baixa de 90% nos casos positivos da doença.
"A redução chega a 90% em relação ao número de positivos, e se a gente comparar com o mês de março do ano passado, temos uma redução muito grande, mostrando que a vacina está fazendo efeito. Os poucos casos que temos detectado são bem mais brandos, tanto aqui no CIEM, como no Hospital Regional Justino Luz”, explica Danila Barros.
Danila Barros ainda destacou que em média, o CIEM atende por dia aproximadamente, 25 a 35 pessoas com sintomas de Covid-19. “No total, os atendimentos sobre a Covid-19, chegam em torno de 25 a 35 pessoas por dia. O número de positivos detectados está bem menor, por exemplo, tem dias que não é detectado nenhum caso positivo, em nenhum dos dois tipos de testes que disponibilizamos”, frisou Danila.
Segundo o Coordenador da Vigilância Epidemiológica de Picos, Robsoncley Viana, o município se encontra num momento confortável em relação a diminuição do número de casos da Covid-19.
“Estamos vivendo um momento confortável, de baixa nos números da Covid-19, registrando 1 caso por dia. Tivemos quase 5 dias sem registrar nenhum caso confirmado da doença. E neste momento a cidade de Picos está com apenas 2 casos confirmados em observação, e é uma situação muito boa para nossa cidade, porque antes tínhamos 75 a 140 pessoas com Covid-19 sendo observadas, então é uma redução muito grande que se deve principalmente a vacinação”, destacou o Coordenador.