A Câmara Municipal de Bocaina realizou no último sábado (26), sessão ordinária presidida pelo vereador José Marques Filho (Zé Filho – PP), onde teve como pauta projetos do Poder Executivo que foram analisados e votados em duas sessões.
Na abertura dos trabalhos o presidente leu as matérias do dia que estavam em pauta e em seguida colocou elas para discussão e apreciação.
Dentre os projetos que foram colocados em pauta estavam esses:
“Dispõe sobre a política municipal do meio ambiente no Município de Bocaina e dá outras providências”;
“Dispõe sobre o controle e o combate à Poluição Visual no âmbito do Município de Bocaina e dá outras providências”;
“Cria a Ouvidoria-Geral do Município e dá outras providências”.
Em seguida, ele abriu espaço para os vereadores se pronunciarem a respeito dos projetos. O vereador Domingos Sávis (PT) usou a tribuna da Câmara para se manifestar a respeito dos projetos que estavam para serem votados, porém, antes ele fez uma menção de pesar a família do senhor Licinho que havia falecido na semana passada e se solidarizou com todos.
Domingos também prestou sua homenagem as mulheres pela passagem no último dia (08) de março, e disse que todos sabem o tamanho da importância da mulher para toda humanidade e que sem elas, jamais existiria vida desde do começo do mundo. O parlamentar também aproveitou para agradecer a visita do governador Wellington Dias (PT), juntamente com sua comitiva na última sexta-feira (25) na cidade de Bocaina, onde assinou algumas ordens de serviços e principalmente a ordem de serviço da estrada vicinal que liga o município a cidade de Santo Antônio de Lisboa, num percurso de pouco mais de 12 km e uma ordem de calçamento para a sede do município, então espera que essas obras realmente saiam do papel e esse projeto que é bem antigo possa ser de fato executado, disse ele.
Vereador Domingos Sávis
Domingos Sávis informou também que durante semana o prefeito Erivelto Barros (PP), ligou para o mesmo falando sobre os projetos que estão na Câmara para serem votados, e que o mesmo havia falado sobre a importância de cada um. Sobre os projetos em análise, o parlamentar disse que em alguns deles o mesmo concorda e votará a favor e em outro vai se posicionar na hora da votação, pois além de não concordar com a redação desse, sobre as taxas, ou seja, as porcentagens cobradas estão acima do valor de mercado em relação a outros municípios, por isso não pode concordar, frisou ele.
O vereador Cleudo Nilton (PP) também lamentou a morte do senhor Licinho e se solidarizou com todos os familiares. O parlamentar aproveitou a sessão para prestar homenagem as mulheres pela passagem do dia (08) de março, data comemorativa em alusão a elas.
Em relação a visita do governador Wellington Dias ao município, o mesmo disse que espera que as ordens de serviços que foram assinadas por ele saia do papel. “Se essas ordens de serviços forem executadas pelo governo eu serei o primeiro a aplaudir aqui nessa tribuna, o que não pode é aqui em nosso município assinar papel e ficar somente nisso”, disse Cleudo Nilton.
Vereador Cleudo Nilton
O vereador Antônio Filho (Tunico – PP), em seu fala destacou a recuperação de algumas estradas vicinais que estão sendo recuperadas pela prefeitura, como a que liga os povoados Morro da Querida aos Currais, além de terraplanagem o que vai melhorar ainda mais o acesso a algumas comunidades rurais do município de Bocaina.
Sobre os projetos que estavam na Câmara para serem votados naquela sessão, Tunico disse que todos eram importantes para o município e que por isso iria votar favorável, pois entende que com a aprovação deles a prefeitura poderá terá mais possibilidades de se desenvolver.
Vereador Antônio Filho
O presidente da Câmara Zé Filho informou que durante a visita do governador no município, o mesmo não estava na cidade, mas se estivesse teria ido lá fazer uma cobrança, pois o mesmo veio mais uma vez e não teve o que inaugurar por que nos oito anos de seu governo, ele não moveu uma pedra se quer, pois parece que Bocaina não é Piauí, ele tem que lembrar que toda cidade pertence ao estado, então ele é governador do estado independente do gestor do município, disse ele.
Sobre a estrada que liga as cidades de Bocaina e Santo Antônio de Lisboa, o vereador disse que espera que agora saia, pois muitas ordens de serviços já foram assinadas e até agora nada, e o povo não aguenta mais. O vereador disse ainda que espera também que a reforma da escola saia do papel.
Vereador Zé Filho
No final da sessão o presidente colocou em votação todos os projetos para serem votados, onde todos foram aprovados. Em seguida foi realizada a segunda sessão e foi colocado em segunda votação todos os projetos que foram aprovados, e agora segue para serem sancionados pelo prefeito e publicado no Diário Oficial dos Municípios.
Da Redação