A Câmara Municipal de Santana do Piauí, realizou na noite desta sexta-feira (08) sessão ordinária que foi presidida pelo vereador Marcos Vinícius Leal (Viníciu – MDB), onde teve como pauta demandas que foram apresentados pelos vereadores durante seus discursos na tribuna.
O primeiro a falar foi o vereador Ismael Borges (PSD), que disse que no mês de dezembro de 2021 foi procurado por uma moradora do município que estava com uma parente sua internada no Hospital Regional Justino Luz, e que precisava ser transferida para outra unidade de saúde de cidade, que a mesma procurou a secretaria de Saúde do município de Santana e não foi atendida. O próprio vereador também tentou contato como secretário e com a gestora do município e não obteve êxito, e que diante da situação se dirigiram ao Ministério Público para que ele tomasse as devidas providências nesse sentido.
Vereador Ismael Borges
Sobre esse caso, o parlamentar pediu que a Câmara Municipal convocasse o secretário de Saúde do município para se explicar sobre o assunto, pois pelo seu entendimento ele não tem autonomia para resolver os problemas de sua pasta, pois muitas das decisões passar pela prefeitura, disse ele.
O vereador informou também que recentemente precisou acionar a secretaria de Saúde de Santana através da Assistência Social do Hospital Regional, para fazer a transferência de uma pessoa do município que estava doente e que teve dificuldades, mas que depois que conseguiram falar com a prefeita Maria José e ela mandou resolver o problema, ou seja, mandou a ambulância fazer a transferência do paciente para outra unidade de saúde.
Ismael Borges informou ainda que tem lutado para que a Agespisa perfure um poço tubular para resolver o problema da falta d’água da sede do município, pois o mesmo já esteve em Teresina pessoalmente para tratar sobre isso, mas que até agora o órgão não fez o serviço, mas que vai continuar correndo atrás para que ele seja feito, falou o edil.
A vereadora Elenilsa Helena (PSD) também usou a tribuna da Câmara para se dirigir a população, a mesma aproveitou o momento em que é dedicado a quaresma, um período religioso para todos os católicos, e desejou uma boa semana santa para todos com muita reflexão, e que as pessoas sejam abençoadas onde todos possam compreender que o maior de todos é Jesus Cristo que deu a sua vida pela humanidade, e pediu graças e orações para a população do município.
Vereadora Elenilsa Helena
“Graças a Deus essa pandemia está sessando e as pessoas já podem conviver entre si sem máscaras em espaços abertos, com exceção dos locais fechados, o que é um avanço muito grande e traz novas esperanças para as pessoas”, disse ela.
A vereadora Clarete Rabêlo (PP) da tribuna da Câmara parabenizou aos jornalistas pela passagem da data, e principalmente o assessor de imprensa da casa, Edivan Araújo que presta serviço naquele poder Legislativo a mais de 09 anos, e que merece todo o reconhecimento pelo seu trabalho e dedicação.
Vereadora Clarete Rabêlo
Por se tratar do mês de aniversário da cidade de Santana do Piauí, Clarete Rabêlo aproveitou para parabenizar todos os santanenses, bem como a gestão municipal que segundo ela vem realizado um excelente trabalho. “Esse ano será diferente dos dois últimos anos, pois com a diminuição gradual dos casos de Covid-19, já é possível realizar a festa de aniversário de nossa cidade, e a prefeita Maria José estar preparando uma grande programação dedicada aos nossos munícipes”, disse ela.
Clarete Rabêlo aproveitou para convidar a população do município para participar da grande festa de aniversário da cidade, e também de toda a programação, pois espera em Deus que seja uma festa bem abençoada para todos, até por que existe uma expectativa muito grande por parte da população para comemorar essa data tão esperada, falou a parlamentar.
O vereador Francisquinho (PP), durante sua fala disse para o vereador Ismael Borges que a prefeitura e a secretaria municipal de Saúde do município, não tem qualquer responsabilidade sobre a transferências de pessoas que estejam internadas no Hospital Regional Justino Luz, ou em qualquer outra unidade .de saúde, pois a responsabilidade neste caso é do hospital, é ele que tem que fazer a transferência, o que pode ser feito por parte da gestão é prestar uma ajuda se tiver pudendo naquele momento.
Vereador Francisquinho
Francisquinho disse que quando foi secretário de Saúde de Santana, recebeu muitas ligações do hospital solicitando a ambulância mesmo não sendo de competência da pasta, ou seja, quando o paciente estar internado lá a responsabilidade é do estado e não da prefeitura, mas que entende a preocupação do vereador em ver uma pessoa que estava internada lá e precisava ser transferida para outra unidade de saúde de outra cidade.
“Quero dizer aqui para todos que sempre que pode a secretaria tanto auxilia na transferência como até mesmo vai buscar os pacientes, pois a prefeita sempre teve esse cuidado de prestar um bom serviço a população do nosso município, e por que que eu digo isso, por que quando eu fui secretário eu sei como era a demanda lá”, frisou ele.
O vereador aproveitou a oportunidade para convidar toda população para o aniversário do município, que será comemorado no próximo dia (29) com uma vasta programação e festa popular.
O presidente da Câmara Marcos Vinícius parabenizou os jornalistas pela passagem da data que foi no último dia (07), e principalmente ao assessor de imprensa da casa pelo trabalho que vem desempenhando ao longo dos anos naquela casa legislativa.
Vereador Marcos Vinícius
Vinícius anunciou também que a parceria com a União de Vereadores do Piauí (Avep) tem sido muito bom para a Câmara, pois tem sido uma boa troca de experiência, eles têm uma boa assessoria jurídica que tem auxiliado muito os trabalhos da casa, e eles tem ajudado a organizar todas as câmaras que são associadas, o que é muito bom, falou o vereador.
O presidente informou também que vai ser criado um banco de dados digital na Câmara, e para isso, já contratou uma pessoa que irá fazer esse serviço, e que em breve todo o acervo de projetos, Leis e requerimentos dentre outros documentos serão todos digitalizados, o que facilitará o trabalho e o acesso aos documentos que forem solicitados, explicou ele.
Marcos Vinícius falou ainda da reforma do prédio da Câmara que foi realizada e que agora o ambiente estar mais confortável, não só para os vereadores mais também para a população que costuma frequentar, e aproveitou para corrigir alguns problemas de infraestrutura e de equipamento que tinha e que foi tudo sanado, frisou.
O vereador disse também que até o final desse ano a Câmara deverá realizar um concurso público, cumprindo assim uma exigência do Tribunal de Contas do Piauí (TCE), mas não sabe ainda sobre o número de vagas, pois é um estudo que estar sendo realizado pela AVEP e que o Poder Legislativo santanense ainda precisa ver o número de vagas necessárias, anunciou Vinícius.
Da Redação