O Colégio São Judas Tadeu Unidade IV de Picos, realizou nesta sexta-feira (22), a culminância do projeto literário: Ler é uma aventura com apresentação das obras: “Fantasia” dos autores Mary França e Eliardo França, “A arca de Noé” da autora Ruth Rocha, “Peixinho dourado vai passear” escrito por Therezinha Casasanta e “Um amor de família” uma obra do autor Ziraldo Bichim, com os alunos do ensino infantil.
Sobre a orientação da coordenadora Tatiane Tavares, foram realizadas diversas apresentações artísticas com os alunos através de músicas e danças de acordo com cada obra literária que foi trabalhada em sala de aula. Segundo Tatiane o incentivo à leitura deve começar na infância, pois ler desde pequeno é a porta de entrada para que a criança desenvolva o gosto pela a leitura, por isso o ambiente escolar é o incentivador fundamental nesse processo.
Coordenadora Tatiane Tavares
Um dos temas trabalhando também foi a literatura infantil voltada para os contos do autor Monteiro Lobato, pois no dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, e essa data foi escolhida pelo Colégio São Judas Tadeu para celebrar a literatura infantil nacional. Segundo informou a coordenadora, o livro escolhido para apresentar as crianças e seus personagens foi “O Sitio do Pica Pau Amarelo” onde na história a fantasia se mistura com a realidade.
A professora Alice Freire abordou como os alunos gostam de ouvir, e interagir em sala de aula quando acontece as narrações das histórias. Ela também enfatizou que é de suma importância o desperta para leitura nas séries iniciais, pois é onde a leitura e o lúdico fazem com que as crianças tenham momentos de alegria e aprendizado.
Tatiane Tavares informou ainda que esse projeto teve todo o apoio do diretor geral do Colégio São Judas Tadeu, Daniel Bonfim, pois segundo ela.
Da Redação