A Prefeitura Municipal de Bocaina através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quarta-feira (18), data em que se comemora o dia “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, que é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do país.
O objetivo da Campanha Maio Laranja é alertar a população sobre a importância de combater o abuso e a exploração sexual contra a criança e o adolescente, denunciando a confirmação ou suspeita de violência aos órgãos competentes sempre que observar sinais desse tipo de violências.
Segundo informou a secretária de Educação de Bocaina, Simone Grangeiro, nesta quarta-feira todas as escolas participaram de forma exitosa da conscientização do dia 18, onde os alunos confeccionaram cartazes, redações, colagens, foi realizada palestras, pinturas, e tudo que era relacionado ao combate e conscientização do abuso sexual de crianças e adolescentes.
De acordo com Simone Grangeiro, a escola Nicolau Borges da localidade Malhada, no período da manhã realizou uma caminhada com os alunos, professores, e os pais, nas ruas da comunidade, levando a mensagem da importância de se combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, pois era prática é considerada crime, disse ela.
Simone falou que as outras escolas da rede municipal, urbana e rural, também realizaram suas atividades voltadas ao tema. A gestora disse ainda que a culminância aconteceu com uma missa, na localidade Malhada, com os alunos, professores e a comunidade em geral, celebrada pelo Padre Feitosa, também teve a participação ativa dos alunos na celebração, e por fim, teve o poeta Zé Viola cantando para todos.
“Quero aqui parabenizar todos os professores do município, toda nossa equipe da SEME pelo trabalho realizado junto aos alunos, a coordenadora da zona rural, Ligia Maria de Sousa Barros Rocha, pois essa mensagem repassada consideramos como a plantação de uma pequena árvore que vai crescer, florescer e frutificar no coração das nossas crianças e adolescentes, e também nos pais delas”, falou ela.
A secretária também fez questão de agradecer o apoio do prefeito Dr. Erivelto Barros pelo apoio de sempre, e também a Dra. Fátima Sá quem não mede esforço para apoiar as ações da secretaria, frisou.
Da Redação