Matéria / Cidades

Câmara de Bocaina realiza sessão e aprova requerimentos

A sessão foi realizada neste sábado (21)

22/05/2022 | Redação
A sessão foi realizada neste sábado (21) / Foto: AgoraED

A Câmara Municipal de Bocaina realizou neste sábado (21), sessão ordinária que foi presidida pelo vereador José Marques Filho (Zé Filho), onde compareceram a maioria dos demais parlamentares que compõem aquele poder legislativo, onde tinha como pauta três requerimentos, sendo dois apresentados pelo vereador Cleudo Nilton e um pelo vereador Eriberto Silva (Beto).

O vereador Cleudo Nilton que usou a tribuna da Câmara para defender seus dois requerimentos onde o primeiro solicita do Poder Executivo a construção de “Mata Burrus”, dispositivos anti-fugas de animais, na estrada vicinal que liga o povoado Malhada ao povoado Vila Criola na zona rural do município, pois segundo ele, a escola da localização para a construção de tal obra foi em função de tendo em vista que a estrada citada dá acesso a PI 238, que liga as cidades de Bocaina a Picos, sendo constantemente visível a presença de animais soltos nas pista, causando perigo aos seus usuários, além do mais a medida tem também caráter social e preventivo, disse ele.

Vereador Cleudo Nilton

De acordo com o vereador, essa solicitação é um pedido dos criadores de gado do povoado Malhada que sentiram a necessidade de criar uma barreira para que os mesmos não saiam da localidade, pois como muitos não tem propriedades para prender eles com pastagem, terminam ficando soltos no entorno daquela região.

No segundo requerimento o vereador solicita do Poder Executivo a construção de uma passagem molhada no rio que liga o município de Bocaina ao povoado Balceiro, que fica na zona rural, pois de acordo com o parlamentar, a construção dará melhor acesso a localidade com mais segurança para todos, pois no período do inverno o local fica praticamente intrafegável com as constantes cheias fazendo com que a população tenha dificuldade de transportar sua produção, frisou.

Cleudo ainda parabenizou o vereador Eriberto Silva pelo seu requerimento e disse que são atitudes como essa que faz com que o município tenha representantes que se preocupe com o bem-estar na população.

O vereador Naldo Leão também parabenizou os dois colegas pelos seus requerimentos e disse que são temas importantes para serem debatidos naquela casa legislativa, além de ser de interesse da sociedade bocainense. Sobre o pedido do vereador Eriberto Silva em relação a apreensão de animais soltos, o mesmo disse que tem certeza que será atendido pelo prefeito Erivelto Barros, pois se trata de uma medida em caráter de urgência para evitar maiores problemas principalmente na prevenção de acidentes envolvendo animais nas pistas e estradas vicinais que cortam o município.

Vereador Naldo Leão

Sobre o pedido do roço das laterais da PI 238 que liga Bocaina a outros municípios, ele disse que mesmo não sendo de competência da prefeitura, mas que o gestor deverá olhar com bons olhos, pois o mato tem alcançado em alguns pontos trecho da estrada, o que termina colocando em risco a vida das pessoas que usam ela não só para se locomover, mais também para fazer caminhada, que é uma prática física e mental para o bem-estar da saúde humana, disse ele.

Em relação a passagem molhada Naldo Leão falou que ela será fundamental, pois além de melhorar o acesso aquela localidade, também proporcionará maior segurança para todos, e nesse sentido tem também o seu apoio e espera que o prefeito atenda a essa solicitação, falou o parlamentar.

O vereador Domingos Sávis em seu pronunciamento parabenizou os vereadores Beto e Cleudo pelos seus respetivos requerimentos, e disse que essas solicitações são importantes para o bom andamento do município e que espera que o prefeito possa atender cada uma delas, embora sabe que o roço das laterais da PI é de responsabilidade do governo do estado, mas ele mesmo já tinha feito essa mesma solicitação ao gestor e ele tinha garantido que iria atender, falou ele.

Domingos Sávis aproveitou para fazer um requerimento de forma verbal onde solicitava da gestão municipal que desse mais um incentivo de forma de investimento ao Grupamento de Polícia Militar (GPM) do município, pois sabe da carência que existe lá e por isso pede que o prefeito melhore um pouco as condições de trabalho dele.

Vereador Domingos Sávis

A referência foi em função de uma tentativa de furto de rede elétrica de residência e o furto de duas motos que foram levadas de uma casa na zona rural, pois a criminalidade tem aumentado a cada dia naquela região, e por isso há uma necessidade de combater essa pratica criminosa, frisou.

O vereador deu boas vindas aos dois parlamentares que estavam na base aliada e que foram para a oposição, pois segundo ele, estar acontecendo uma mudança de rumo na política local e espera que eles cheguem para somar, disse.

O vereador Anderson Rego (Vei Dé), disse que a ponte molhada solicitada pelo seu colega será uma obra muito importante para a população, pois quando chove forte muitas famílias ficam ilhadas sem poder atravessar o rio, e com essa ponte irá amenizar a situação delas, e aproveitou para solicitar ao Poder Executivo melhorias de infraestrutura para aquela comunidade que é carente nesse sentido, disse.

Vereador Anderson Rego

O vereador falou que o trajeto da sede do município a localidade Balceiro zona rural do município, mudou sua trajetória, pois a maioria das pessoas viajam pela estrada da Barra como é mais conhecida, e que agora mais do que nunca precisa ser recuperada pela prefeitura, pois a situação piorou devido o inverno, além de ser um trecho que tem tido pouco atenção por parte da gestão, frisou.

Sobre o roço das laterais da PI 238, Vei Dé disse que no ano passado conseguiu com que a prefeitura fizesse o trecho de Bocaina a Varjota e que já foi de bom tamanho, então espera que esse ano a gestão possa fazer todo o trecho solicitado no requerimento do vereador Eriberto Filho. “Todos esses requerimentos são importantes, e por isso peço aos colegas aqui para trabalharmos juntos para que o gestor possa atender essas solicitações”, frisou ele.

O vereador Luzimar Barros parabenizou os seus colegas Eriberto Silva e Cleudo Nilton pelos seus requerimentos, e disse que são solicitações importantes que visam melhorar o bom andamento do município.

Vereador Luzimar Barros

Luzimar aproveitou a sessão para anunciar que estava deixando a situação e fazendo parte agora do grupo da oposição, pois a partir daquele dia ele iria trabalhar para fortalecer o novo grupo político, e que faria uma oposição ferrenha a atual gestão, frisou ele.

O vereador Eriverto Silva (Beto), usou a tribuna para defender o seu requerimento, onde solicitou ao prefeito que seja feito o roço das vias de acesso ou município Bocaina, no trecho da PI 238 em toda sua área territorial ligando ao limite de Sussuapara e São João da Canabrava, além de determinar a captura de animais soltos nas vias públicas.

De acordo com Beto, devido aos inúmeros casos de acidentes nas vias que dão acesso ao município de Bocaina, alguns deles com vítimas fatais, é preciso tomar medidas necessárias, dentre elas as que incluem o roço das margens das vias, pois o mato está prejudicando a visibilidade, dificultando assim o trânsito de veículos e pedestres, falou.

Vereador Eriberto Silva

O presidente da Câmara, vereador Zé Filho, disse que ambus os requerimentos são importantes, tanto o roço das vias laterais da PI que corta o município, bem como a construção da passagem molhada que irá melhorar o acesso da população a referida localidade, assim também como o mata-burro que funcionará como retenção de animais impedindo que eles saiam de determinada região.

“Eu além de vereador também sou um pequeno criador de animais, e como não possuo muita terra para prender os animais, em determinado período do ano eles ficam solta no que nós chamamos de solta, e assim como eu tem muitos outros criadores no nosso município, então essa barreira ajudará a impedir que eles saiam daquela área”, falou ele.

Presidente da Câmara, vereador Zé Filho

Zé Filho lamentou que o governo do estado mais uma vez não faça nada pelo município de Bocaina, pois nem um roço em uma PI que é de sua responsabilidade ele manda fazer, o que não impede que o prefeito possa mandar executar, pois acima de tudo ele estará pensando na população e no bem-estar de todos, disse o presidente.

No final da sessão foi colocado em votação os três requerimentos que foram aprovados por unanimidade.

 

 

Facebook