Matéria / Cidades

BOCAINA: Secretaria de Educação abre a Semana do Meio Ambiente no município

Amanhã sexta-feira será realizada uma caminhada pelas ruas da cidade

02/06/2022 | Redação
Secretaria de Educação abre a Semana do Meio Ambiente no município / Foto: AgoraED

Com o tema “Quem Ama, preserva. Preservar o meio ambiente é preservar a vida”, a Prefeitura Municipal de Bocaina através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta quinta-feira (02), na Escola Municipal Urbano Leal, a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente onde contou com as presenças da Secretária Municipal de Educação, Simone Grangeiro, coordenadoras da SEME, diretoras de escolas, membros do conselho do Selo Ecológico, secretários municipais como, Edilberto Dantas da Saúde, Edvaldo Carvalho do Transporte e Obras, Ronyvon Silvino de Governo, Antônia de Abdias da Assistência Social, servidores, e alunos da referida escola.

A abertura da Semana do Meio Ambiente foi feita às 07:horas da manhã onde foi anunciada a programação que conta ainda além das atividades escolares, também de uma caminhada que será realizada nesta sexta-feira (03) a partir das 07:horas com saída marcada da escola Urbano Leal. Logo em seguida foi proferida uma palestra dentro do contexto com a engenheira Agrônoma Naidia de Sousa Leal, da Secretária Municipal de Agricultura.

A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho, quando no dia 5 se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta semana de conscientização foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981.

Segundo informou a secretária de Educação, Simone Grangeiro, um dos objetivos da Semana Nacional do Meio Ambiente é otimizar o uso de recursos naturais, como a utilização da água da chuva para regar as plantas e lavar locais de uso coletivo; outro objetivo é implantar ações de coleta seletiva do lixo e estimular o uso de materiais recicláveis em atividades, e nesse sentido, todas as escolas da rede municipal desenvolvem projetos para serem trabalhados com seus alunos durante esse período, ressaltou a gestora.

Secretária de Educação, Simone Grangeiro

De acordo com a secretária, o principal foco desse projeto que é uma ação conjunta da prefeitura através do prefeito Erivelto Barros e demais secretarias que estar sobre a coordenação da secretaria de Educação, é a conscientização para a preservação do meio ambiente e isso inclui a cidade, a zona rural, as matas, os rios, os lagos e tudo em volta.

Outro ponto destacado por Simone Grangeiro é a preservação e conservação da Barragem de Bocaina, que além de ser um ponto turístico é um grande manancial de água que tem contribuído pra a subsistência de muitas famílias e a preservação é fundamental, disse ela. 

A engenheira Agrônoma, Naidia de Sousa Leal, na sua palestra falou sobre a importância da preservação do meio ambiente, e apontou os problemas enfrentados pela população e deu algumas dicas importantes que possa melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Engenheira Agrônoma, Naidia de Sousa Leal

Para Naidia Leal, é importante repassar para todos os alunos sobre a conscientização e preservação do meio ambiente, e na palestra que ele proferiu foi justamente um desses pontos que foi abordado, além também de dá alguns conceitos relacionados ao tema como poluição, o lixo, o uso consciente, descarte, reciclagem dentro outros.

Para a diretora da escola Daiane Barros Vieira, esse momento é fundamental pois é uma oportunidade que os alunos tem de conhecer melhor o meio ambiente e começar trazer para si também a responsabilidade, e a escola Urbano Leal com o apoio do prefeito Dr. Erivelto Barros e da secretária de Educação Simone Grangeiro tem dado a sua contribuição, falou ela.

Diretora da escola Daiane Barros Vieira

“Esse projeto ele é muito importante tanto para a comunidade escolar como também para a comunidade em geral, pois essa é uma ideia que já vem sendo trabalhado há muito tempo aqui na escola, para que depois agente leve para a população de nosso município todo esse conhecimento adquirido, pois o meio ambiente está necessitando urgentemente da ajuda de todos”, frisou a diretora.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Da Redação

Facebook