Matéria / Cidades

Câmara de Bocaina realiza sessão e aprova LDO

A sessão foi realizada no último sábado (04)

05/06/2022 | Redação
A sessão foi realizada no último sábado (04) / Foto: AgoraED

A Câmara Municipal de Bocaina realizou na tarde deste sábado (04) mais uma sessão ordinária que foi presidida pelo vereador José Marques Filho (Zé Filho), e contou com a maioria dos vereadores. Na pauta da sessão estavam dois projetos de Lei do Poder Executivos para serem votados, o primeiro era a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que serve de elo de ligação entre o Plano Plurianual e o Orçamento financeiro para o ano seguinte, e no caso específico, trata sobre o ano financeiro da prefeitura de 2023. O seu conteúdo básico está previsto no art. 165, § 2º, da Constituição Federal e ela estabelece as metas e prioridades para o orçamento anual do ano seguinte. Cabe à LDO, anualmente, enunciar as políticas públicas e respectivas prioridades para o exercício seguinte.

O segundo projeto era um pedido de autorização de abertura de créditos especiais ao orçamento do município de Bocaina-PI, para a inclusão de elementos de despesas em projetos/atividades e fontes de recursos específicas na Prefeitura Municipal de Bocaina-PI.

O vereador Domingos Sávis (PT), falou sobre a importância que tem a LDO na gestão de governo seja ela municipal, estadual ou federal, e destacou a manobras políticas do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal para não furar o teto de gastos nesse exercício financeiro de 2022.

Domingos disse que a LDO é uma Lei que traças todas as diretrizes que o gestor pretende fazer, e como é em qualquer município a cidade de Bocaina não é diferente, mas tem percebido que a atual gestão ainda não cumpriu boa parte da lei que foi aprovada no ano passado, embora entende que ainda estar no meio do ano, e por isso espera que o prefeito possa executar conforme ela estabelece, frisou.

Vereador Domigos Sávis

O parlamentar chamou atenção dos colegas sobre o art. 8º e inciso “12” que faz referência de outro município, e como criou essa dúvida para o mesmo, ele pediu que o presidente visse o caso junto ao gestor municipal para que essa relação fosse esclarecida. “Nós tentamos votar na LDO do ano passado sobre as chamadas emendas parlamentares e não foi nem para a pauta, mas como agora estar fazendo referência gostaria de um esclarecimento maior nesse sentido, e se for para ser acrescentado agora votarei com maior prazer”, falou o edil.

Para o parlamentar é importante que a gestão cumpra o que foi estabelecido na lei que estar em vigor, e que as secretarias possam executar o que cabe a cada uma delas nem distinção de política partidária, cor ou religião, pois as políticas públicas devem se desenvolvidas para toda a população. Sobre o segundo projeto de Lei, o vereador disse que iria se pronunciar na hora do voto, pois tem algumas indagações a serem feitas e por isso prefere se manifestar quando for votar. “Vou continuar fazendo o meu papel que é legislar em favor de nossa população bocainense, esse é o meu compromisso com todos”, disse ele.

O vereador Cleudo Nilton ao fazer seu pronunciamento na tribuna da Câmara, disse que em alguns pontos do discurso do vereador Domingos Sávis ele concordava, mas que em outros eles não concorda como é da democracia, e espera que quando um parlamentar apresentar alguma questão na Câmara, traga também com ele provas para não deixar a população entendendo diferente daquilo que foi citado, e acredita na idoneidade dos secretários municipais, nas suas competências e o zelo pela coisa pública.

Vereador Cleudo Nilton

Segundo Cleudo Nilton a casa do povo serve para tratar sobre os interesses do povo e não interesses pessoais. “Eu acredito muito na gestão do prefeito Dr. Erivelto Barros, pois ele é um prefeito democrático e que tem trabalhado muito, se não for uma das melhores administrações que Bocaina já teve, e espero que faça muito mais pelo povo de nossa terra”, disse o vereador.

O vereador Antônio Filho (Tunico) que retornou a Câmara com o pedido de afastamento do vereador Naldo Leão, disse que a sua volta aquele poder foi graças ao apoio do prefeito Dr. Erivelto Barros através do remanejamento de alguns secretários municipais e que estava de volta para trabalhar mais uma vem em prol dos bocainenses, frisou.

Vereador Tunico

Tunico disse que tanto os projetos de lei como os requerimentos que chegarem a Câmara e que forem de interesse da população do município, o mesmo votará favorável, pois o mais importante é fazer com que o a cidade cresça e junto com ela a população. “O nosso prefeito o Dr. Erivelto é um gestor trabalhador, e para mim, vai ficar na história de nosso município como o que mais trabalhou pela nossa população e isso ninguém pode tirar dele”, frisou o vereador.

Vereador Zé Airton

O vereador José Airton Cipriano (Zé Airton) que retornou a Câmara, disse em seu discurso, que estava usando a tribuna apenas para se defender de algumas pedradas que lhe foram jogadas no mundo da política nos últimos dias, pois desde do momento que decidiu deixar a base aliada inclusive em uma conversa amistosa com o prefeito Dr. Erivelto Barros, o mesmo vem sofrendo agressões verbais e que não poderia mais ficar calado diante da situação.

Zé Airton citou o momento que deixou a base do Azulão e foi para o Amarelão onde estava até a semana passada, e que agora estar voltando a sua antiga base, pois não tem compromisso de seguir o grupo atual para as eleições de 2024. “Quero aqui me despedir do Amarelão e dizer a muitos que estão lá que sou grato pelo que fizeram por mim, eu sei reconhecer as pessoas de bem, mas que também eu dei a minha contribuição para o partido, também fui muito importante no processo eleitoral, e aproveito para agradecer mais uma vez ao Azulão que me recebeu de braços abertos nesse momento e irei trabalhar cada vez mais nas próximas eleições”, disse o vereador.

O vereador Anderson Rego (Vei Dé), disse que tem tentado junto ao Poder Executivo através de seus requerimentos melhorias para o município, mas que não são atendidos, então em função disso não apresentará a partir daquela data mais nenhum requerimento, pois a grande maioria o mesmo tentava atender as demandas da população, mas como não estar tendo o retorno não irá apresentar mais, e poderá até fazer outro mais precisa que a prefeitura atenda o primeiro, disse ele.

Vereador Anderson Rego

Vei Dé falou também que sobre os relatos das secretárias espera que isso não passe de um boato, pois conhece todos e tem eles como pessoas de bem, e caso aconteça alguma coisa errada quem perde é a população. O vereador falou também sobre o programa da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí - ADAPI, onde muito agricultores tem dificuldade de conseguir devido a tamanha burocracia existente o que dificulta a vida do agricultor no município, então espera que esse programa possa abranger mais e ser desburocratizado para atender mais agricultores, falou ele.

O presidente da Câmara Zé Filho também usou a tribuna para falar, e disse que conhece o caráter de cada secretário municipal e que não existe nenhuma razão para alguém fazer qualquer que seja o tipo de acusação, principalmente de for falsa, pois não acredita que nenhum deles estejam fazendo nada de errado, ao contrário, sempre tem procurado atender a população indistintamente de cor, religião ou partido político, pois o bem comum da população estar acima disso, frisou.

“Eu acredito que nunca houve uma gestão tão democrática na história desse município como essa de Dr. Erivelto Barros, e até admiro ele por isso, mesmo as vezes sendo acusados de forma injusta por apenas perseguição política, e a história do que passou, passou, eu não concordo, pois é importante comparar para que outras coisas erradas do passado não voltem acontecer no futuro, seja qual for os próximos gestores de nosso município”, falou o parlamentar.

Vereador Zé Filho

Para Zé Filho essas coisas erradas que eram praticadas nas administrações anteriores onde apenas os grupos políticos ligados ao prefeito era quem recebiam os benefícios, e hoje a história é outra e é dessa forma que se espera de um gestor, além de servir de exemplo para os próximos prefeitos de Bocaina seja ele quem for, pontuou ele.

Sobre o projeto que trata da abertura de créditos especiais ao orçamento do município de Bocaina-PI, o vereador disse que ele é muito importante para o município, pois trata de obras que serão executadas como contrapartida, então espera que seja aprovado.

No final da sessão o presidente colocou em votação a LDO que foi aprovada por unanimidade, e o projeto que trata da abertura de créditos especiais ao orçamento do município foi reprovado, onde o mesmo recebeu três votos favoráveis e quatro contrário.

Da Redação

Facebook