Matéria / Cidades

Câmara de Bocaina realiza sessão extraordinária e aprova projeto de Executivo

A sessão correu na última terça-feira (21)

23/06/2022 | Redação
Câmara Municipal de Bocaina / Foto: AgoraED

A Câmara Municipal de Bocaina realizou na última terça-feira (21), duas sessões extraordinárias sobre a presidência do vereador José Marques Filho (Zé Filho), e que tinha como pauta analisar e votar um projeto de Lei do Poder Executivo que foi enviado em caráter de urgência, e que precisava ser votado antes do recesso parlamentar.

O projeto votado foi o de número 018/2022 que “Dispõe sobre a Aprovação da Política de Educação Ambiental no Ambiental do Município de Bocaina-PI, e dá outras providências. Antes da votação o presidente concedeu a palavra aos vereadores para que os mesmos pudessem se pronunciar sobre o tema, ou fazer algum questionamento dentro da ordem do dia.

Mesmo estando numa sessão extraordinária onde tinha uma pauta específica, o presidente da Câmara vereador Zé Filho abriu espaço para manifestação dos vereadores mesmo tratando de outros temas, mas que o objeto central era o projeto de Lei do executivo.

O vereador Cleudo Nilton usou a tribuna para fazer um requerimento verbal onde solicitou da prefeitura, que faça dois quebra-molas na estrada vicinal do povoado Malhada, zona rural do município de Bocaina, pois segundo o parlamentar, a sua solicitação se fez necessário em função do mesmo ter sido procurado por moradores daquela localidade, que pediram que a gestão tome as devidas providências, uma vez que a região além de ser muito movimentada, a prefeitura recuperou a estrada e o tráfego está fluindo mais rápido, então os moradores temem acidentes causado por condutores que excedem a velocidade, justificou ele.

Vereador Cleudo Nilton

O vereador Domingos Sávis falou que o projeto que estava em votação ele é muito importante para o município, uma vez que outros já foram votados e, esse complementa a luta que a prefeitura estar tendo para conseguir o ICMS Ecológico, que será mais uma fonte de recurso para ajudar no desenvolvimento da cidade, então vota a favor da sua aprovação.

Segundo informou Domingos Sávis, o ICMS Ecológico objetiva compensar os governos municipais de potenciais perdas na arrecadação tributária quando da instituição de áreas de preservação, principalmente pelo governo estadual e federal.

Vereador Dimgos Sávis

O vereador Anderson Rego falou que realmente os quebra-molas na localidade Malhada se fazem necessários, uma vez que as estradas do município já foram quase todas recuperadas, e o excesso de velocidade tem sido um problema, pois muitos condutores aproveitam para correr um pouco mais em seus veículos.

Vereador Anderson Rego

O parlamentar ao mesmo tempo que parabenizou a prefeitura pela recuperação das estradas, disse que ficou triste com a atitude da gestão, pois solicitou o trator do município para fazer um serviço seu e não foi atendido, frisou ele.

No final da sessão o presidente colocou em votação do Projeto de Lei que “Dispõe sobre a Aprovação da Política de Educação Ambiental no Ambiental do Município de Bocaina-PI, e dá outras providências, que foi aprovado por unanimidade. Logo seguida Zé Filho convocou a segunda sessão extraordinária para votar o referido projeto que também foi aprovado por todos, e agora segue para ser sancionado pelo prefeito e publicado no Diário Oficial dos Municípios.

Da Redação

Facebook