Matéria / Educacao

Escola Cívico-Militar de Picos é inaugurada oficialmente com a presença do Ministro da Educação

A unidade está funcionando desde o mês de março com cerca de 316 alunos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II

24/06/2022 | Redação
A Escola está situada nas dependências onde funcionava o antigo Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), no bairro Parque de Exposição / (Fotos: Leandro Cruz / Agora ED)

 

O Ministro da Educação, Victor Godoy, esteve na cidade de Picos para a inauguração oficial da primeira Escola Cívico-Militar Coronel João de Almeida.

 

A Escola está em pleno funcionamento desde o mês de março com cerca de 316 alunos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II. 

 

E está situada nas dependências onde funcionava o antigo Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), no bairro Parque de Exposição.

 

A solenidade contou com a participação de Marcelo Lopes da Ponte (Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE); da Deputada Federal Marina Santos; do Senador Elmano Férrer; do Prefeito Gil Paraibano; da Secretária Noêmia Marques; além de gestores da região e comunidade escolar.

 

De acordo com o Ministro Victor Godoy, a Escola é um conceito inovador de transformar a vida de toda a comunidade:

"Vocês estão tendo uma oportunidade de ouro. Nesta escola, vocês não aprendem só os conhecimentos, mas vocês aprenderão principios que levarão para todas as suas vidas: principios de patriorismo, de respeito e de integridade. Esses princípios são como faróis que vão guiar vocês em todos os momentos das suas vidas. Seja na relação com seus familiares, nas relações interpessoais e nos âmbitos profissionais. Isso fará toda a diferença para vocês! Então, aproveitem essa oportunidade e parabéns por estarem aqui neste momento. E saibam que vocês serão grandes homens e mulheres! Então, eu fico muito feliz e emocionado por está aqui hoje". 

 

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a professora Noêmia Marques, a solenidade é um momento histórico para nossa Picos.

"A Escola Cívico-Militar é um novo modelo de ensino pautado na disciplina e no cultivo de grandes valores humanos. A metodologia e a didática aplicada nesta gestão de ensino vêm gerando efeitos muitos positivos na vida das nossas crianças, principalmente nesse momento pós-pandemia, em que as crianças ficaram dois anos fora da escola. Picos merece e nosso povo precisa. Educação é prioridade máxima de nossa gestão!"

 

O projeto da Escola Cívico-Militar foi viabilizado com apoio da Deputada Federal, Marina Santos (Republicanos), que falou sobre o orgulho em poder colaborar com a educação de Picos, assistindo crianças e adolescentes em situação de  vulnerabilidade social.

"Hoje é um dia de muita emoção para mim, porque sou nascida em Picos, sou picoense, aqui estudei e saí apenas para concluir o Ensino Superior. Hoje voltar trazendo mais educação para quase 400 crianças em vulnerabilidade social, isso enche meu coração de muita alegria, em poder estar colaborando".

 

 

O prefeito de Picos, Gil Paraibano (Progressistas), falou da alegria em poder inaugurar a 100ª Escola Cívico-Militar do Brasil na "Cidade Modelo".

"Essa é a centésima escola Cívico-Militar que está sendo inaugurada no Brasil. Uma escola que tem muita discipla, com ensino de qualidade, preparando os alunos para o futuro. Esperamos que mais escolas como essas sejam espalhadas por todo o país", frisou.

 

O diretor da Escola de Picos, Eduardo Damasceno, enfatizou que através dos projetos educacionais os alunos tem transformado seu comportamento e conduta social. 

"Esse é o nosso grande objetivo buscar excelência, transformando realidades num bairro periférico. Muitos alunos estão mudando a vida, se empenhando, se dedicando, tendo disciplina. Os militares, professores, equipe, todo mundo emplogado buscando o melhor. Temos um caso de um aluno que chegou a nossa escola que tinha problema em casa e através do Projeto Valores, que fala sobre cidadania, respeito. Esse aluno mudou da água para o vinho, sendo aluno exemplar e liderando", pontuou o diretor.

 

Vejam mais fotos! 

Facebook