Matéria / Cidades

Mais de 33 milhões de brasileiros passam fome todo dia, revela pesquisa

O advogado Giovani Madeira fala sobre as consequências do desemprego e do empobrecimento recorde da população

25/06/2022 | Redação
O número de pessoas que passam fome no Brasil subiu para 33 milhões / (Fotos: Jornal Nacional da Globo)

 

Em pesquisa divulgada pelo Portal G1 Globo e pela reportagem do Jornal Nacional, revela que o número de pessoas que passam fome no Brasil subiu para 33 milhões.

Os números referem-se ao primeiro trimestre deste ano de 2022 e mostra como o Brasil tem se tornado cada vez mais o país do salário mínimo. 

 

Em entrevista ao Jornal 95 da rádio Cidade Modelo, o advogado Giovani Madeira detalhou mais sobre os dados da pesquisa:

"A fome se mostrou em todo o país como nunca. Hoje em dia, mais da metade da população do país (58,7%) está em insegurança alimentar. Portanto, a cada dez famílias, seis enfrentam dificuldades para comer. São mais de 125 milhões de brasileiros que não têm comida garantida todo dia. Entre eles, 33 milhões vivem uma realidade ainda mais cruel: passam fome".

 

Giovani Madeira afirma que o Brasil tem a 3ª maior inflação entre as grandes economias:

"Basta ir aos supermercados que observamos o quanto aumento os preços dos alimentos básicos. A cesta básica hoje custa em torno de R$ 628,46 e o litro da gasolina a R$8,30. No Piauí, observamos a elevação do número de desempregados. Nos meios de comunicação de Teresina, o que mais se vê são notícias sobre o aumento de moradores de ruas. Então, tudo tá muito dificil, tá muito desesperador!"

 

Em seguida, Giovani explica a realidade dos trabalhadores do comércio na cidade de Picos: 

"Tivemos o fechamento de cerca de 6 empresas no segmento de supermercados. E cada encerramento de empresas, são menos postos de trabalhos e mais desempregos de picoenses. E são muitas dificuldades que o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Picos (Sintracs) vem enfrentando nas negociações coletivas de trabalho. Então, afirmo: a realidade é desesperadora!"

Dr. Giovani Madeira é especialista em Direito Trabalhista, Direito Sindical e Direito Previdenciário com escritório localizado na Rua São Sebastião, nº 111, Centro de Picos - PI, 64600-108 (na rua da Câmara de Vereadores de Picos).

Ouça a entrevista de Marcos Holanda que é o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Picos:

Facebook