Matéria / Cidades

Semana do Meio Ambiente é marcada por passeio ciclístico, seminários e premiações

As ações foram realizadas nos dias 26 e 27 de junho, e contou com concursos de fotografias e reportagens

28/06/2022 | Redação
O 6° passeio ciclístico passou por diversos pontos da zona urbana e rural de Picos / Foto: Wagner Avelino

Por:  Daniel Holanda

A Semana do Meio Ambiente 2022, é uma ação realizada pela Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente – SEMAM. A ação contou ainda com uma parceria da OAB de Picos e o SEBRAE. O evento teve início no último domingo (26), com a execução do 6º Passeio Ciclístico e se encerrou nesta segunda-feira (27), com a realização de Seminários de Educação Ambiental, oficinas e premiações do concurso de reportagens e fotografias.

Passeio Ciclístico

O passeio ciclístico da Semana do Meio Ambiente já se encontra em sua 6ª Edição. A atividade marcou a abertura oficial da programação do evento, na manhã do último domingo (26).  Os atletas percorreram ruas e trilhas de Picos no intuito de levar uma mensagem de conscientização ambiental para população.

Abertura oficial da Semana do Meio Ambiente contou com a realização do 6° passeio ciclístico (Foto: Wagner Avelino)

Seminário de Educação Ambiental

Dentro da programação foi realizado nesta segunda-feira (27), o Seminário de Educação Ambiental Escolar que teve como temática: “Educação Ambiental: Contexto histórico e aspectos gerais”. O evento aconteceu no Auditório do SEBRAE, e teve a participação de estudantes, professores universitários e público em geral.

Seminário de Educação Ambiental: Contexto histórico e aspectos gerais (Foto: Maria Ivonete)

A Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos, Fátima Sá, esteve presente na palestra, e na oportunidade pediu a população mais cuidado e proteção para com o meio ambiente.

“É interessante mostrar a população, principalmente para os professores que devemos entrar nessa guerra de preservação ao Meio Ambiente, porque muitas vezes escutamos que devemos preservar o meio ambiente, mas as atitudes são diferentes e errôneas, e para que preservemos o meio ambiente nós precisamos ter mais atitudes sérias para conservá-lo, porque o meio ambiente é nossa vida”, destacou a Secretária.

Secretária de Meio Ambiente de Picos, Fátima Sá (Foto: Isael Pereira)

O Seminário de Educação Ambiental foi ministrado pelas educadoras ambientais, Nilma Nascimento e Ruthy Costa, na oportunidade, foram discutidos os aspectos históricos e legais da educação ambiental, bem como as estratégias de educação ambiental escolar.

A Educadora Ambiental, Nilma Nascimento, fala sobre a temática ministrada. Ela afirma que é necessário a discussão desse assunto em todos os âmbitos sociais, principalmente no que se refere a educação formal. “Nós vamos abordar a trajetória do papel da educação ambiental na sociedade, principalmente da sua inserção dentro da educação formal que são as escolas, assim como, a base legal, como a gente chegou até hoje e o que a educação ambiental representa para a sociedade”, explica Nilma Nascimento.

Nilma Nascimento, Educadora Ambiental da SEMAM (Foto: Isael Pereira)

Após o seminário, a programação do evento continuou com oficinas sobre Estratégias de Educação Ambiental nas Escolas ministrada pelo professor Doutor Fábio José Ribeiro.

Para a professora da Universidade Federal do Piauí, Ana Zaira, essa palestra é de grande importância para a conscientização do Meio Ambiente. “Essas práticas de conscientização primeiro precisam ser inclusivas para melhorar o Meio Ambiente de forma que os seres humanos e meio ambiente vivam em harmonia e tenham equilíbrio, para que possamos ter um desenvolvimento sustentável a longo prazo”, pontuou a professora.

Professora da Universidade Federal do Piauí, Ana Zaira (Foto: Maria Ivonete)

O propósito da Semana de Meio Ambiente foi discutir a respeito da Educação Ambiental, bem como conscientizar a população sobre a preservação dos recursos hídricos que são indispensáveis para a existência humana.

Concursos de Reportagens e Fotografias

Durante a tarde desta segunda-feira (27), a SEMAM deu continuidade à programação, e realizou a premiação dos vencedores nos Concursos de Reportagem e Fotografia e ofertou oficinas aos participantes.

Confira os vencedores:

Na quarta edição do concurso de reportagem os vencedores foram: Em primeiro lugar, Jailson Dias de Oliveira, com a reportagem “Ações individuais: o dever de cada cidadão em favor do meio ambiente”, e em segundo lugar, Myvrian Hazy Braga de Araújo com a reportagem “A diminuição do uso de papel na comunidade acadêmica”.

Já no concurso de fotografia, em sua quinta edição, os vencedores foram: Em primeiro lugar, Vinícius da Silva Coutinho, com a fotografia “Capadócia nordestina: das formações rochosas à vida”, e em segundo lugar, Juliana do Nascimento Bendini, com a fotografia “A caatinga e suas formas de resistência”.

Vencedores dos Concursos de Fotografia e Reportagem Ambiental (Foto: Isael Pereira)

Fonte; CCOM

Facebook