Uma multidão de fiéis participou na noite desta quinta-feira (30) da missa de encerramento da 125ª Festa do Sagrado Coração de Jesus, em Picos. O momento foi marcado pela fé e devoção ao Santo Padroeiro.
A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José da Luz, e concelebrada pelos padres Pio Feitosa e Carlos Danilo de Araújo. A programação religiosa contou ainda com a Benção ao Santíssimo e Procissão que percorreu as ruas centrais da cidade.
A Festa do Sagrado Coração de Jesus é um dos eventos religiosos mais tradicionais de Picos. São trinta dias de novenários, onde a comunidade católica manifesta sua devoção e rende graças ao Santo.
Uma destas pessoas que persevera na devoção ao Sagrado Coração de Jesus há 30 anos é a zeladora do Apostolado da Oração de Picos, Maria dos Remédios Leal. Para ela é um período que fica eternizado no coração da gente, na memória dos devotos.
“É gratificante, é uma fé que se renova a cada ano. Não se renova não só em mim, mas em todos nós que somos devotos do Coração de Jesus. Fico muito feliz por ter vindo todos os 30 dias para louvar e agradecer ao Sagrado Coração de Jesus por tantas graças”, disse Maria dos Remédios Leal.
O pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, Padre Pio Feitosa, fez uma avaliação positiva dos Festejos, destacando que a fé dos devotos tem aumentado.
“Uma avaliação positiva, mais do que nós esperávamos na participação da comunidade picoense com o retorno presencial. A alegria de acolher outras cidades que vieram com seus padres participar conosco e celebrar conosco, rendendo graças ao Sagrado Coração de Jesus. A palavra hoje é gratidão por tantas graças recebidas. A sensação de estar participando desse momento é ver cada vez mais que a fé do nosso povo tem aumentado, crianças, jovens, idosos, participando com mesmo entusiasmo”, avaliou.
O Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José da Luz, enfatizou que a fé ao Sagrado Coração está enraizada no coração do povo picoense.
“Após um prolongado distanciamento sem a participação do povo na missa. Esse ano retomamos 30 dias de muita alegria para o nosso povo, fé, devoção à Jesus Cristo, está realmente enraizado no coração do nosso povo. É uma perseverança ficar até o dia do encerramento da Festa do Sagrado Coração de Jesus”, frisou.
Durante as celebrações religiosas, diversas foram as manifestações de fé. Um dos momentos marcantes da Festa foi a coroação do Sagrado Coração de Jesus.
Paula Monize
paulamonize@cidadeverde