O Encontro Regional sobre comercialização do Projeto Viva o Semiárido teve início ás 9 horas desta terça-feira e segue até quinta-feira no auditório do Hotel Entre Rios.
Os eventos marcam o encerramento do projeto que teve início no ano de 2013, beneficiando 89 municípios dos territórios de desenvolvimento, como o:
- Vale do Sambito (15 municípios);
- Vale do Canindé (17 municípios);
- Vale do Guaribas (23 municípios);
- Vale do Itaim (16 municípios) e;
- Serra da Capivara (18 municípios).
O projeto Viva o Semiárido (PVSA) é um esforço do Governo do Estado do Piauí, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), para reduzir a pobreza, aumentar a produção e melhorar o padrão de vida das populações com maior nível de carência social e econômica no meio rural do Semiárido. Agricultores Familiares, Mulheres, jovens e quilombolas são o público prioritário do projeto.
Este é o primeiro de quatro encontro semanais que acontecerão ao longo do mês de julho. Na abertura do evento, prof. Dr. Marcelo da UFV-MG, Universidade de referência na área da agricultura familiar no Brasil, palestrou sobre os desafios da Comercialização na Agricultura Familiar: contexto atual, perspectivas, oportunidades e desafios. Durante a apresentação inicial o professor apresentou dados sobre os impactos do PVSA no estado do Piauí.
De acordo com ele o projeto diminuiu o índice de pobreza Multidimensional na sua área de abrangência em 10 pontos percentuais, baixando de 39% em 2015 para 29% em 2020.
A pesquisa coordenada pelo prof. Dr. Marcelo Braga, as áreas de maior sucesso do projeto são: Participação de jovens e mulheres em ações comunitárias; associatividade e autoconsumo.
Após a palestra de abertura aconteceram diversas apresentações de boas práticas e relatos de experiências dos projetos comunitários beneficiados, associações, cooperativas e centrais. Após o alço foi dado continuidade ás apresentações até ás 18 horas.
Nos dias 6 e 7 de julho, quarta e quinta-feira, o evento vai discutir acerca dos investimentos, ações, resultados, aprendizados do PVSA nas comunidades quilombolas.
Francisco Ribeiro (Chicão), Coordenador do Projeto Viva Semiárido, destaca que o projeto fomentou diversas cadeias produtivas em 89 municípios do Piauí.
“Estamos aqui na culminância desse projeto para apresentar os resultados do PVSA bem como os desafios. O objetivo aqui é compartilhar e socializar ás práticas de comercialização desse projeto em diversas comunidades”, disse o coordenador.
Com informações do Portal Riachão Net
Jornalista: Raí Junior