Na manhã desta quarta-feira, milhares de pessoas acompanharam o Desfile Cívico com a passagem de 35 pelotões na Avenida Nossa Senhora de Fátima, centro da cidade.
A programação foi aberta às 7h com o Hasteamento das Bandeiras na Praça Josino Ferreira.
Participaram do momento, o prefeito de Picos Gil Paraibano; o comandante do 3° Batalhão de Engenharia de Construção (3º Bec), coronel Bertony Matias Soares e o comandante do 4° Batalhão de Polícia Militar (4° BPM), Major Felipe.
O prefeito de Picos, Gil Paraibano, ressaltou a alegria em poder organizar o evento que é tradicional no município, onde a população participa de forma massiva.
"Essa pandemia atrapalhou muita coisa, como o 7 de Setembro e esse ano trabalhamos muito na organização. O povo de Picos é muito patriota e no dia 07 de Setembro já é uma tradição, o povo vem em massa para assitir o nosso desfile de comemoração da Independência. Fizemos tudo para sair o melhor possível, pois o povo de Picos gosta e merece", comentou o prefeito Gil Paraibano.
O comandante do 4º BPM de Picos, Major Felipe, destacou a participação de 100 policiais no Desfile que se organizaram nas suas respectivas áreas de policiamento.
"Estamos com nosso efetivo integral, logicamente os policiais que estão de serviço para garantir a segurança miníma da população de Picos. Estamos com uma estimativa de mais de 100 homens presentes no Desfile, distribuídos em duas companhias e uma terceira companhia com policiamento especializado que são a Força Tática, o canil e a Rocam. Trouxemos ainda o patrulhamento motorizado, viaturas. Vale ressaltar que além da segurança privada contratada, os policiais que estão de serviço já foram escalados para participarem da segurança da Avenida", disse o comandante.
O coordenador da Cultura de Picos, Lincon Rodrigues, não escondeu a felicidade e agradeceu a participação da população e das entidades que abrilhantaram o desfile.
“A avaliação é um sucesso, a gente nunca fez um desfile tão grande, então estamos muito felizes em conseguir colocar 3.500 pessoas para desfilar, entre alunos do município, a banda de música, o Bumba meu boi, grupos de moto, maçonaria, terceiro BEC, são muitas instituições, a gente está muito feliz em estar colocando nosso desfile na rua”, disse.
A secretária de Educação de Picos, Noêmia Marques, conta que foi satisfatório participar desse momento histórico depois de dois anos sem comemorar com Desfile Cívico.
“Esse ano, pela primeira vez desfilando, a escola cívica militar Coronel João de Almeida, que trouxe um diferencial para o nosso município, muito importante também a participação das demais escolas, esse ano nós conseguimos desfilar com duas fanfarras. Então, apesar de toda dificuldade, de todo desafio, eu acredito que as escolas estão de parabéns e é só o sentimento mesmo de gratidão a todos os envolvidos”.
Os pelotões
A passagem dos pelotões foi o grande espetáculo do Desfile Cívico de 07 de Setembro.
Além das secretarias que levaram seus serviços para o Desfile, algumas instituições chamaram atenção como Associação dos Pais e Amigos dos Expecionais (APAE), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que realizaram simulações de atendimentos, 3º BEC e Polícia Militar.
Com informações do Portal Cidade Verde de Picos
Veja mais fotos!