A Secretaria Municipal de Saúde de Picos realizou na manhã desta sexta-feira (09), uma caminhada com profissionais da saúde pelas principais ruas do centro da cidade em alusão ao Setembro Amarelo, campanha essa que é desenvolvida nacionalmente dando mais ênfase nesse mês.
Foto: AgoraED
Foto: AgoraED
O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Durante todo o mês, a sociedade se une para debater saúde mental e para relembrar a importância de saber reconhecer sinais de comportamento depressivo ou suicida em familiares e amigos, falou a secretária municipal de Saúde Tatiana Gil.
De acordo com Tatiana Gil, o Setembro Amarelo é um mês de prevenção, e como se tem constatado um grande número de suicídio principalmente entre os jovens, é importante que a secretaria intensifique a campanha nesse mês, inclusive orientado as pessoas a procurarem ajuda quando não estiverem se sentido bem, e a secretaria tem procurado ajudar da melhor forma possível, frisou.
Secretária de Saúde, Tatiana Gil - Foto: AgoraED
Segundo a secretaria, hoje a secretaria de Saúde de Picos possui os centros especializados como os Centros de Atenção Psicossocial - Caps que são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental em situações de crise com profissionais como psicólogos, psiquiatras dentre outros.
Foto: AgoraED
“Com a pandemia foi identificado um grande número de casos de suicídios e tentativas de suicídios, então a secretaria tem se preocupado com isso e agora nesse mês passa a ter um olhar diferenciado”, falou a secretária.
Foto: AgoraED
Para a Psiquiatra, Gessica Andrade, é importante olhar para a qualidade de vida das pessoas e ver com isso impacta na capacidade das pessoas de como se realizarem como pessoa, de trabalhar, ter bons vínculos familiares, vínculos sociais e principalmente a importância de falar sobre as doenças mentais e quebrar esses tabus e os preconceitos, disse ela.
Psiquiatra, Gessica Andrade - Foto: AgoraED
De acordo com a psiquiatra, as pessoas que estão sofrendo com algum transtorno é importante que eles procurem um profissional especializado para cuidar do caso, isso ajudará e muito no tratamento, falou ela.
Segundo Gessica Andrade, um dos pontos mais relevantes da Campanha Setembro Amarelo é promover eventos, debates e discussões sobre a importância de cuidar da saúde mental. Em outras palavras, a população precisa entender que a atenção à saúde mental é tão importante quanto à física.
Da Redação