Matéria / Educacao

Educação do Piauí avança e fica entre os 10 melhores IDEBs do Brasil

Os dados são do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), principal indicador de qualidade do ensino no Brasil

17/09/2022 | Redação
A Rede Estadual do Piauí avançou na qualidade do ensino ofertado em todas as etapas da Educação Básica e ficou entre os 10 melhores IDEBs do país no Ensino Médio / (Foto: Cidade Verde)

 

Foram divulgados, nesta sexta-feira (16.09), os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador de qualidade do ensino no Brasil.

De acordo com o levantamento, disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (Mec), mesmo com a pandemia, a Rede Estadual do Piauí avançou na qualidade do ensino ofertado em todas as etapas da Educação Básica e ficou entre os 10 melhores IDEBs do país no Ensino Médio.

 

 

Mais uma vez, o levantamento apontou avanço nos índices registrados no Ensino Médio, saindo de 3,7, em 2019, para 4,0, em 2021, ficando entre os nove melhores junto com Paraná, Goiás, São Paulo, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Tocantins e Rio Grande do Sul. “Saímos da 14° posição para a 9° posição no raking educacional do IDEB. Vale destacar que o Ensino Médio segue em crescimento contínuo, dando grandes saltos desde 2015, quando registrou 3,2, e, em 2017, com 3,3.

O aumento dos índices teve destaque, também, na avaliação do Ensino Fundamental. Na última publicação, referente à 2019, a nota atribuída aos Anos Inicias (1º ao 5º ano), na Rede Estadual do Piauí, foi de 6.0. Agora, o índice saltou para 6,1, superando a meta 4,8 projetada para o ano. Já nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), em 2019 as escolas da Rede Estadual ficaram com a média de 4,3 e, agora, passou para 4,9, também, superando a meta de 2021 que era 4,7.

 

“O Piauí precisa comemorar esse resultado, porque, mesmo enfrentando dois anos atípicos, com aulas remotas, conseguiu avançar tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Aproveito para parabenizar todos os profissionais da educação que, durante a pandemia, foram heróis e se reinventaram para que os estudantes da Rede continuassem aprendendo”, destacou o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera.

O secretário chamou atenção para os dados da proficiência em Português e Matemática dos estudantes da Rede Estadual. “Quando observamos a nota de aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, nas disciplinas de Português e Matemática, mantivemos, em 2021, a média de 2019, com 260 pontos, em Português, e 256 e 259 pontos, em Matemática. Destaco esses números, porque muitos Institutos estavam prevendo uma regressão de até 10 anos na aprendizagem, mas, aqui no Piauí, isso não aconteceu. Conseguimos manter a média de proficiência e isso significa que as estratégias que adotamos na pandemia deram certo e conseguiram mitigar alguns danos maiores”, avaliou.

Facebook