Matéria / Educacao

Escola Municipal Celeste Martins de Deus lança o Projeto Futebol é Arte: Batendo um Bolão com a Educação

O projeto é uma homenagem a Copa do Mundo de 2022 com jogos escolares

30/09/2022 | Redação
O projeto é uma homenagem a Copa do Mundo de 2022 com jogos escolares / Foto: AgoraED

A Escola Municipal Celeste Martins de Deus, realizou na manhã desta sexta-feira (30), no pátio da escola com a participação da banda de música do município de Picos, a abertura do “Projeto Futebol é Arte: Batendo um Bolão com a Educação”, onde tem como principal objetivo promover educação para a cidadania, proporcionando uma convivência com a arte e cultura de diferentes países através do futebol.

Segundo informou a coordenadora do Ensino Fundamental – I, professora Dalva Feitosa, o projeto que foi idealizado pela professora Ana Paula, tem também como outros objetivos, Conhecer a história do futebol; Compreender a importância econômica, social e cultural da Copa do Mundo; Apreciar as características geográficas, econômicas e culturais dos países que participam do evento promovido pela Federação Internacional de Futebol (FIFA); Reconhecer o valor da pluralidade e da diversidade cultural; Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las, dentre outros, disse ela.

Professora Dalva Feitosa

Para o diretor da escola, professor Tiago Marques, como de quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol, e esse ano a Copa do Mundo será a vigésima segunda edição deste evento esportivo, um torneio internacional de futebol masculino organizado pela FIFA, e que ocorrerá no Catar, é importante para que a escola possa trabalhar tema relevantes e culturais dos países envolvidos no evento.

Diretor da escola, professor Tiago Marques

“A edição de 2022 será a primeira realizada no Oriente Médio. Imersos nesse universo do futebol, a paixão do brasileiro, o Projeto Futebol é Arte: Batendo um Bolão com a Educação vem para agregar conhecimento ao aluno além do campo de futebol e das disputas entre as seleções. Será um projeto interdisciplinar que levará o educando a conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações culturais de diferentes países do mundo, desenvolvendo competências pedagógicas na área social, intelectual, política e cultural”, falou a professora Ana Paula.

Professora Ana Paula

Para o coordenador do Ensino Fundamental – II, professor Edivan Araújo, o projeto será desenvolvido de forma “transversal e interdisciplinar”; transversal porque incluirá temas relevantes para estudo e pesquisa; e interdisciplinar porque expõe as inter-relações entre os temas estudados e os componentes curriculares. Serão realizados pesquisas e estudos sobre o tema, produção textual, confecção de cartazes, exposições. Além disso, contará com um momento extraclasse onde serão apresentadas as atividades artísticas e realizado um torneio de futebol.

O projeto terá sua culminância no período de 07 a 11 de novembro de 2022, e acontecerá na Quadra Poliesportiva Coelho Rodrigues, pois o espaço é amplo e comportará as pessoas envolvidas, disseram.

Avaliação a avaliação ocorrerá de maneira contínua, havendo um acompanhamento permanente das atividades do educando na sua trajetória de construção do conhecimento sobre o tema do projeto. Serão avaliadas as atividades orais e escritas, bem como a participação no momento artístico e no campeonato de futebol, comentou a direção da escola.

De acordo com o diretor da escola, esse projeto conta com todo o apoio da secretaria municipal de Educação na pessoa secretária Noêmia Marques, e do prefeito Gil Marques de Medeiros. 

Da Redação

Facebook