Matéria / Cidades

Câmara de Santana realiza sessão e aprova projetos do Poder Executivo

A sessão foi realizada nesta sexta-feira (04)

05/11/2022 | Redação
Plenário da Câmara Municipal de Santana do Piauí / Foto: AgoraED

A Câmara Municipal de Santana do Piauí, realizou na noite desta sexta-feira (04), sessão ordinária onde tinha como pauta três projetos de Lei do Poder Executivo, onde o primeiro tratava-se sobre a alteração dos dispositivos da Lei Municipal nº 245/2021, o outro projeto tratava-se da criação de cargos de provimento efetivo no âmbito da administração pública municipal, e o terceiro que tratava-se sobre a denominação do prédio público onde funcionará a Prefeitura Municipal de Santana do Piauí, Centro Administrativo Francisco Pedro de Sousa, e um projeto de Resolução do Poder Legislativo Santanense. A sessão foi presidida pelo vereador Marcus Vinício Leal (Vinício – MDB).

Antes de iniciar a votação das matérias do dia, o presidente abriu espaço para que os vereadores pudessem se pronunciar. O primeiro a usar a tribuna da Câmara foi João Guilherme que defendeu a aprovação de todos os projetos do executivo, e pediu apoio dos demais colegas para votar na resolução que trata sobre EMENDTA que dispõe sobre a mudança da data da escolha da mesa diretora da Câmara Municipal de Santana do Piauí, que passará a valeu já a partir da próxima eleição, que com a alteração será realizada no próximo dia (25) desse mês de novembro, devendo os eleitos para mesa diretora tomarem posse no dia (01) de janeiro de 2023.

O vereador João Guilherme disse que conversou com alguns de seus pares, mas como o projeto já foi encaminhado nesta sexta para a Câmara e não deu tempo falar com todos, mesmo assim espera que os seus pares possam analisar a tempo e votar favoravelmente com mudança da nova data, disse ele.

Vereador João Guilherme

“Sobre o concurso público isso já vinha sendo cobrado aqui na Câmara e o vereador Ismael era um dos que solicitou inclusive pessoalmente a prefeita, e finalmente ele chegou na casa para ser votado, assim como também o que eleva o cargo de ouvidor do município a status de secretaria, e que isso é muito importante para a boa gestão”, frisou o parlamentar.

O vereador Ricardo Rodrigues iniciou sua fala dizendo que ele não tinha sido comunicado sobre a resolução que foi apresentada pelo vereador, e como na Câmara são nove no total, ele achava que todos deveriam tomar conhecimento sobre essa mudança, mas que por ele isso não seria empecilho, o mesmo votaria a favor do projeto.

Vereador Ricardo Rodrigues

Sobre o projeto que elevava o status de Ouvidor ao de secretário, isso é muito importante, pois é uma pessoa que trabalha muito e por isso merece ser também bem remunerado. Quanto ao concurso público para o município de Santana, a população pode ficar tranquila que no que depender dele, fará de tudo para que a gestão possa realizar o certame no próximo ano, frisou.

Em relação ao Centro Administrativo, Ricardo disse que a homenagem ao ex-vereador Chico Pedro é mais do que justa, pois em vida ele construiu toda uma história que merece sempre ser respeitada, e por isso também votaria de maneira favorável ao projeto, falou ele.

O vereador João de Deus (Deuzinho) durante seu discurso disse que estava triste com uma situação vivida nos últimos dias no município, pois tinha uma pessoa do município operada em Teresina e não tinha como trazer ela para sua residência, e o mesmo ligou 28 vezes para o secretário municipal de Saúde para solicitar uma ambulância, e o mesmo se quer atendeu as suas ligações, e isso ele classifica como grave, pois como é que um gestor público ignora um representante do povo e quer ser respeitado, questionou o parlamentar.

Vereador João de Deus

Deuzinho disse ainda que ele mesmo já foi mal recebido em diversas secretaria municipais, e isso mostra o desprezo da gestão com a população. Sobre os projetos que estavam tramitando na casa ele falou que era favorável a todos e que iria vota a favor.

O vereador Ismael Borges iniciou sua fala agradecendo aos eleitores santanenses pela expressiva votação dada ao ex-presidente Lula nesse segundo turno, pois segundo ele, isso foi mais do que um reconhecimento pelo que ele fez quando foi presidente da república em prol de todos os brasileiros, o que lhe deixou bastante satisfeito, e o que é mais importante, muitos dos que acompanham a prefeita do município que é bolsonarista votaram em Lula, e isso se chama democracia, disse ele.

Vereador Ismael Borges

Ismael Borges também agradeceu a prefeita Maria José por ter atendido ao pedido dos vereadores, e ter levado para a Câmara o projeto que trata sobre o concurso público que poderá depois de aprovado poderá ser realizado. O parlamentar lembrou ainda que ele foi um dos que mais cobrou, pois recentemente fez um requerimento fazendo essa solicitação e hoje chegou à resposta de forma favorável, comentou ele.

Sobre o concurso da Câmara que ele também havia solicitado, o mesmo pediu ao presidente Marcus Vinício que desse alguma informação a respeito disso, pois ele havia dito anteriormente que iria a Teresina tratar exatamente sobre esse assunto, então espera notícias boas, falou.

“Quero dizer aqui que sou favorável a resolução que altera a dada de votação para a escolha da mesa diretora da Câmara, assim também como sou favorável pelos projetos que foram apresentados pelo Poder Executivo”, frisou Ismael Borges.

O vereador Francisco José de Carvalho (Francisquinho), disse que mesmo a resolução sendo apresentada de última hora não tinha nenhum problema por sua parte, pois entedia perfeitamente e que ele iria analisar e dará o seu parecer na hora da votação, mas que não ver nenhum problema nisso não.

Vereador Francisco José de Carvalho

 Sobre os projetos de Lei que estavam no plenário para serem analisados e votados, Francisquinho disse que eles são de suma importância para o bom andamento da administração, e aproveitou para destacar o que dará o nome do ex-vereador Chico Pedro ao centro Administrativo que está sendo construído, pois segundo ele, o ex-parlamentar tem relevantes serviços prestados a população do município, e de acordo com o seu entendimento é merecedor dessa homenagem. “Quero destacar também o cargo de ouvidor do município que é muito interessante, principalmente para a população que poderá levar suas demandas e debater sobre suas necessidades, ou seja, será mais um canal de diálogo na administração”, frisou o vereador.

Francisquinho aproveitou para informar ao vereador Deuzinho que o secretário municipal de Saúde do município, estava participando de um congresso em Sergipe, embora reconheça que ele deveria no mínimo retornar à ligação ou mandar uma mensagem, e que entende a situação de seu colega na Câmara, falou o parlamentar.

A vereadora Clarete Rabêlo, em seu pronunciamento destacou os projetos de Lei que estavam na casa para serem votados, e disse que o que tratava sobre o concurso público era o mais aguardado, pois já havia bastante tempo que não era realizado um concurso público no município, e por causa disso havia uma cobrança por parte da população assim como também por parte dos vereadores, e a prefeita Maria José então resolveu atender a esses pedidos e enviou para aquele poder um projeto, e acredita que no próximo ano ele será realizado, falou.

Vereadora Clarete Rabêlo

Sobre o Centro Administrativo que está sendo construído na sede do município, Clarete disse que é muito importante por que além de ter o prédio da prefeitura, também terão outras secretarias, o que facilitará o acesso da população e consequentemente melhorará a gestão municipal, disse a parlamentar.

Clarete Rabêlo falou ainda que erra favorável a aprovação de todos os projetos que estavam em tramitação naquela sessão, e no que dependesse dela todos seriam aprovados, finalizou.

Antes de colocar todos os projetos para serem votados incluindo o Projeto de Resolução, o presidente Marcus Vinício informou para os vereadores que esteve em Teresina, onde se reuniu com o presidente da AVEP para tratar sobre o concurso da Câmara Municipal de Santana do Piauí, e o presidente José Cardoso informou que todos os processos já estão em andamento, e que o Poder Legislativo Santanense realizará o certamente com a necessidade de preenchimento de duas vagas, e que tão logo esteja tudo certo o mesmo irá avisar a data.

Em seguida ele colocou em votação todos os projetos que estava em pauta, que foram aprovados por unanimidade, e agora seguem para a sanção e publicação.

Fonte: Ascom

Facebook