Nesta quinta-feira, a partir de 19h, a Câmara de Vereadores de Picos realizará sessão para a entrega do título de Cidadania Picoense ao jornalista Ivo Farias de Oliveira.
A homenagem foi proposta pelo vereador, Afonsinho (MDB), e ex-vereador, Simão Carvalho (PSD), e aprovada por unanimidade pelos demais vereadores.
De acordo com ele, o jornalista Ivo Farias vem há mais de 30 anos prestando relevantes serviços aos meios de comunicação e imprensa de Picos:
"O nosso amigo jornalista Ivo Farias é nascido da cidade de Jaicós. Lá ele construiu sua carreira política e contribuiu muito para o crescimento da cidade. Já aqui em Picos, ele trabalhou por 13 anos na Rádio Cultura FM de Picos, onde idealizou e desenvolveu o projeto 'Cidadão em Ação' que prestava serviços as comunidades. Ele representou a voz do povo no rádio. Então, é uma homenagem muita justa!"
O vereador Chaguinha convida todos a participarem deste momento tão ilustre: "Conto com a presença dos colegas vereadores, dos amigos, dos jornalistas e da comunidade picoense em geral para prestigiarem à solenidade que começará às 19 horas".
Biografia do jornalista Ivo Farias
Ivo Farias de Oliveira, nasceu em 19 de Maio de 1963, na cidade de Jaicós PI, filho de João Antônio de Oliveira ( João Melé) in memorian , e de Adelina Farias de Oliveira.
Em 1969, sua família mudou-se para Picos onde seu pai trabalhava no Correios e Telégrafos.
Em 1971, por problemas de saúde, seu pai João Melé veio a falecer, deixando 11 filhos, e Ivo Farias sendo o décimo, que com apenas 7 anos de idade voltou para Jaicós. Na cidade, Ivo Farias de Oliveira cursou primário na Escola Aliança, Unidade Escolar Frutuoso Juscelino.
Em 1980, concluiu o curso ginasial nas Escola Cenecista, Ginásio Padre Marcos, onde em 1979 a 1980 foi eleito Presidente do Centro Cívico Felipe Thiago Gomes, onde desempenho um grande projeto de lazer, artístico e cultural com a realizações de sessões artista para os alunos e o desenvolvimento esportista, criando a seleção Cenecista de Jaicós.
Em 1981, prestou teste seletivo na Universidade Federal do Piauí para ingressar no Colégio Agrícola de Teresina, sendo aprovado e em 1983, concluiu o curso Técnico em Agropecuária pelo CAT vinculado a Universidade Federal do Piaui.
Em 1984, ao retornar a Jaicós, desempregado, fundou o conjunto SamabatukShow, ,juntamente com os colegas Davi Mendes e Flavio José, sucesso nos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco. Como promotor de eventos e dono da Telhoça clube de Jaicós, realizou show com os cantores Frank Aguiar, Francis Lopes, Adelino Nascimento, Roberto Muller, Oudorico Carvalho, bandas, Geniais de Amarante, MC8, Kamikase, Geniais de Amarante e outros.
Em 1984, com habitação Plena em Técnico em Agropecuária, pelo Centro de Ciência Agrária da Universidade Federal do Piauí ingressou na secretaria de Agricultura do Estado do Piauí, trabalhando no Projeto Sertanejo Núcleo de Jaicós PI, e prestando serviço ao Banco do Brasil no carteiro rural daquela agência.
Em 1988, iniciou seu trabalho como radialista na rádio canta Galo de Jaicós, apresentando o programa “você faz o show”, a maior audiência do rádio regional no horário.
Em 1992, foi eleito vereador em Jaicós, sendo 2° eleito segundo secretário da mesa diretora. Em 1994, foi eleito segundo vice-presidente da Mesa diretora da câmara municipal.
Em 1995, casou-se com a enfermeira Maria das Mercês da Silva com quem tem 3 Filhos, Iago Gabriel Engenheiro Civil, Maira Raquel, concluindo Medicina e Pedro Ivo acadêmico odontologia.
Em 1996, foi eleito vereador de Jaicós e eleito vice-presidente da câmara onde assumiu 8 meses interinamente com o afastamento do então presidente Gilberto Coêlho.
Em 2000, de 13 vagas de vereador, foi o sétimo votado, sendo prejudica pela legenda, sendo eleito primeiro suplente e, em 2003, assumiu por dois anos o mandado de vereador.
Em 2001, foi secretário municipal de agricultura de Jaicós, sendo o primeiro presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural de Jaicós. Em 2001, foi aprovado no vestibular na Universidade Estado do Piauí, concluindo em 2006, sendo da primeira turma de formados de jornalismo do sertão do Piauí.
Em 2004, foi eleito vereador na primeira redução de vagas de vereadores, Em primeiro de janeiro de 2005, foi eleito presidente da câmara Municipal de Jaicós, para o Biênio 2005-2006. Período em que adquiriu a área e construiu os 9 gabinetes de vereadores, renovou a sonorização da câmara colocando para cada vereador um microfone. Realizou várias audiências públicas para discutir os interesses das comunidades, como: a melhoria do Programa luz para todos, abastecimento de água, melhoramento dos rebanhos ovinos e caprinos, e segurança pública, promovendo assim a aproximação do povo à câmara.
Em janeiro de 2009, Ivo Farias de Oliveira começou a trabalhar voluntariamente na Rádio Cultura FM de Picos, onde prestou serviços até dezembro de 2021 por 13 anos. Idealizou, produziu, editou do Programa e projeto Cidadão em Ação, que tem o objetivo de prestar serviço nas comunidades, levando mensagem de autoestima e valorização, prestigiando os cidadãos em vida.
Na extensão rural, prestou serviço em Picos a Emater, Adapi e em colégios do estado na qualidade de professor bolsista. Prestou serviços a Câmara Municipal de Picos no setor Imprensa no período 2011 a 2012 Na cidade de Picos, é um grande incentivador da arte musical e Cultural, músico Góspel colaborando nas comunidades nos corais de louvor.
Na qualidade de ambientalista, é secretário adjunto do Comitê das Bacia dos Rios Canindé e Piauí, com sede em Picos, onde desenvolve um trabalho de formiguinha na preservação do Rios e nascentes de água.
Em 2014, concluiu o curso de rádio e TV, apresentador , produtor e Editor na Escola Comradio do Brasil em Picos PI Em 2014, foi aprovado por vestibular para Universidade Federal do Piauí para o curso de Ciências da Natureza Habilitação em Química, Físíca e Biologia, concluído no ano 2018.
Desde de 1995 até os dias atuais que sua vida se divide entre Picos e Jaicós, trabalhando os desafios ao lado de sua esposa enfermeira Maria das Mercês da Silva.
Senhores e senhoras, aqui está descrito um pouco da vida do homenageado Jornalista, professor e Músico Ivo Farias de Oliveira.