Matéria / Educacao

Escola Municipal Tia Celeste realiza o Projeto Futebol é Arte: Batendo um Bolão com a Educação

Os jogadores picoenses Leonardo e Rômulo foram homenageados

14/11/2022 | Redação
Os jogadores picoenses Leonardo e Rômulo foram homenageados / Foto: AgoraED

A Escola Municipal Celeste Martins de Deus, realizou na manhã desta quarta (09), quinta (10) hoje sexta-feira (11), a culminância do “Projeto Futebol é Arte: Batendo um Bolão com a Educação”, onde teve como principal objetivo promover educação para a cidadania, proporcionando uma convivência com a arte e cultura de diferentes países através do futebol.

De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental – I, professora Dalva Feitosa, o projeto que foi idealizado pela professora Ana Paula, que teve também como outros objetivos, Conhecer a história do futebol; Compreender a importância econômica, social e cultural da Copa do Mundo; Apreciar as características geográficas, econômicas e culturais dos países que participam do evento promovido pela Federação Internacional de Futebol (FIFA); Reconhecer o valor da pluralidade e da diversidade cultural; Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las, dentre outros, disse ela.

Coordenadora e professora Dalva Feitosa

Na quarta-feira (09) foi feita uma exposição na escola onde foi contando um pouco das histórias das copas do mundo desde de sua primeira edição que foi realizada em 1930 no Uruguai, até os dias de hoje. Durante a exposição foi feito uma homenagem aos jogadores picoenses, Leonardo in memória, que foi o primeiro picoense a jogar pela Seleção Brasileira, e grandes clubes do futebol brasileiro, e Rômulo, que jogou pelos times do Porto do Pernambuco, Vasco da Gama, Flamengo, Grêmio, Seleção Brasileira e times europeus.

Zé Wiliam pai do jogador Rômulo, diretor Tiago Marques, Rômulo e a coordenadora Dalva Feitosa

Para a professora Dalva Feitosa, essa foi uma homenagem justa, pois eles representaram muito bem os picoenses no futebol profissional. Já em relação ao jogador Rômulo, que esteve presente no evento na última sexta-feira (11) quando foram entregues os troféus aos compões e campeãs, a coordenadora destacou: “A nossa maior alegria foi saber que ele reconheceu o trabalho que foi feito pela escola e fez questão de participar do evento, pois foi muito simpático e atencioso, mostrando sua grandeza e simplicidade”, disse ela.

Jogador Rômulo com alunos do Fundamental - I

Para o diretor da escola, professor Tiago Marques, como de quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol, e esse ano a Copa do Mundo será a vigésima segunda edição deste evento esportivo, um torneio internacional de futebol masculino organizado pela FIFA, e que ocorrerá no Catar, é importante para que a escola possa trabalhar temas relevantes e culturais dos países envolvidos no torneio, falou ele.

Diretor Tiago Marques, jogador Rômulo e a coordenadora Dalva Feitosa

O diretor aproveitou para agradecer as duas coordenações, a todos os professores que se dedicaram ao projeto, aos colaboradores, aos funcionários de maneira geral, e em especial aos alunos que participaram de forma ativa e vibrante, pois para ele, foi um momento muito gratificante em ver todos os alunos da escola vibrando de uma maneira fantástica, e isso só mostra que muitas vezes é preciso ultrapassar os muros da escola para levar também educação e cultura para todos, frisou.

De acordo com o diretor da escola, esse projeto contou com todo o apoio da secretaria municipal de Educação na pessoa secretária Noêmia Marques, e do prefeito Gil Marques de Medeiros.

 

Da Redação

Facebook