Na manhã desta quinta-feira (17), a Prefeitura Municipal de Picos, por meio das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, promoveu uma reunião para discutir e traçar metas em prol do Plano Municipal da Primeira Infância do município.
Durante a reunião, a Secretária de Educação e Articuladora do Selo Unicef, Noêmia Marques, falou da importância de desenvolverem o Plano Municipal pela Primeira Infância e sobre ser uma ação em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Saúde. Na ocasião, a Secretária agradeceu ainda a presença e compromisso dos profissionais presentes.
A Professora e Coordenadora da Educação do município, Inês Costa, explicou sobre o que foi discutido na reunião e ressaltou a importância da articulação e envolvimento das Secretarias.
“Aqui foi um momento importante, onde os membros das equipes tanto da Secretaria de Saúde, Educação, Assistência Social e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e todos os envolvidos da questão da Defesa da Crianças e do Adolescente, vão poder trocar informação, conhecer e refletir sobre a situação da Primeira Infância do município e também definir as prioridades a serem incluídas no Plano Municipal da primeira infância”, explicou a professora Inês.
Presente a ocasião, a Secretária de Assistência Social, Wiânika Alencar, destacou a satisfação em poder contribuir para com o planejamento e execução das ações voltadas para o Plano Municipal da Primeira infância.
“É uma satisfação imensa estar participando ativamente desse plano e dizer que a Semtas está compromissada com planejamento do plano e também das execuções dessas ações, inclusive cotidianamente nós já estamos fazendo essas ações voltadas para a primeira infância, mas iremos seguir todas as metas traçadas no Plano Municipal pela primeira infância”, destacou a Secretária.
A Secretária de Saúde, Tatiane Gil, falou acerca do papel da Secretaria durante a elaboração e execução do Planejamento Municipal voltado para a primeira infância.
“Hoje, nós nos reunimos juntamente com a Secretaria de Assistência Social e a de Educação com todo o Conselho e o pessoal que é responsável pelo Selo Unicef do nosso município, foi uma reunião bastante proveitosa, onde podemos ver as dificuldades que temos e traçar estratégias para que possamos superar essas dificuldades e elevar esses indicadores que pontuam no Selo Unicef. Nós enquanto Secretaria de Saúde ficamos responsáveis pelos indicadores das vacinas, que eles devem tomar nos primeiros anos, e também pela questão da saúde mental das crianças”, pontuou a secretária de saúde.