Matéria / Cidades

Câmara de Santana do Piauí realiza eleição e elege nova mesa diretora; vereador João Guilherme será nono presidente

A eleição foi realizada nesta sexta-feira (25)

25/11/2022 | Redação
Plenário da Câmara Municipal de Santana do Piauí / Foto: AgoraED

A Câmara Municipal de Santana do Piauí, realizou na noite desta sexta-feira (25), a eleição para a nova mesa diretora para o biênio 2023/2024, onde tinha apenas uma única chama inscrita que concorreu ao pleito. A sessão foi presidida pelo vereador e presidente da casa, Marcos Vinício leal (MDB), e que contou com 8 dos 9 vereadores.

Foto: AgoraED

Apenas uma chapa concorreu a eleição que teve como candidato João Guilherme Lima Rodrigues (MDB); Primeiro vice-presidente, vereadora Clarete de Sousa Rabêlo Leal (PP); Primeiro Secretário, vereadora Elenilsa Helena da Conceição (PSD); Segundo vice-presidente, vereador Marcos Vinício Leal (Vinício - MDB); Segundo Secretário, vereador Antônio Joaquim Leal (- Antônio de Hercília - PP).

Vice-presidente Clarete Rabêlo, Presidente eleito João Guilherme e Primeira Secretária Elenilsa Helena - Foto: AgoraED

Familiares do novo presidente foi prestigiar a sua eleição

Logo após a abertura dos trabalhos, o presidente deu início ao processo de votação e todos os vereadores de forma secreta votaram, onde foi eleita a chapa – 1 “Juntos Seremos mais Fortes”, encabeçada pelo vereador João Guilherme. Após a eleição o presidente designou os vereadores Antônio de Hercília e João de Deus para fazer a apuração dos votos que declarou eleito presidente João Guilherme para o biênio 2023/2024 a partir do dia (01) de janeiro de 2023.

Quem esteve presente na sessão foi o vice-prefeito de Santana do Piauí, Neli Borges, que foi prestigiar o novo presidente da Câmara juntamente com sua mesa diretora, pois segundo o vice, João Guilherme é um grande parceiro e que representará muito bem o legislativo santanense a partir de janeiro, além de ser um parlamentar que estar preparado para assumir o comando daquela casa.

Vice-prefeito Neli Borges - Foto: AgoraED

Vice-prefeito Neli Borges e presidente eleito vereador João Guilherme - Foto: AgoraED

João Guilherme a ser proclamado o novo presidente da Câmara de Santana usou a tribuna da casa para expressar seu sentimento de gratidão, pois segundo ele, a votação unanime representa a união de todos os vereadores naquele poder independentemente de sigla partidária, e disse que cada parlamentar se sinta um presidente, pois ele irá fazer uma gestão compartilhada entre seus pares.

Presidente eleito vereador João Guilherme - Foto: AgoraED

O novo presidente disse também que ele será o elo de ligação entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo, onde representará os demais vereadores junto a Câmara mantendo um diálogo com o executivo municipal, pois irá levar as demandas dos demais colegas que forem sendo apresentadas.

Por fim, João Guilherme falou um pouco de sua trajetória na vida profissional desde do período em que entrou para a faculdade e fez o curso de direito, em seguida passou no exame da Ordem (OAB), e pouco tempo depois foi eleito vereador por Santana do Piauí, o que representa uma ascensão muito rápida em pouco tempo, pois em pouco menos de 02 anos de mandato já se tornou presidente da casa.

Foto: AgoraED

“Quero agradecer a cada vereador pelo voto confiado a mim, e farei uma gestão onde irei ouvir cada parlamentar aqui nessa casa. Quero agradecer também o apoio incondicional de minha família, principalmente os meus pais que sempre tem me apoiado em tudo, e aos meus familiares e amigos, pois podem contar comigo”, disse ele.

A vereadora Elenilsa Helena, que também usou a tribuna da Câmara, agradeceu aos colegas pelo voto de confiança, e disse que iria trabalhar em prol do município, e como primeira secretária irá procurar desempenhar o seu papel no legislativo santanense.

Primeira Secretária Elenilsa Helena - Foto: AgoraEd

Esse momento é só gratidão a todos os meus colegas de bancada, agradecer também em especial a minha família pelo apoio, e também aos nossos amigos que sempre nos tem apoiado, frisou.

A vice-presidente eleita, vereadora Clarete Rabêlo, também agradeceu aos seus colegas de bancada pelo apoio e a sua recondução ao cargo que hoje já ocupada, e disse que isso representa união e democracia, pois como parlamentar, sempre procurou cumprir com suas obrigações, e hoje considera mais uma etapa vencida.

Vice-presidente eleita Clarete Rabêlo - Foto: AgoraEd

A vereadora aproveitou para parabenizar o vereador João Guilherme que foi eleito presidente para comandar a Câmara no próximo biênio, e disse que vai continuar trabalhando em prol do município, frisou.

Os vereadores João de Deus (Deuzinho - PSD), e Antônio de Hercília parabenizaram o presidente eleito João Guilherme, e desejaram sucesso na sua administração, ao mesmo tempo em que se colocaram à disposição da mesa diretora para colaborar com a futura gestão, pois segundo eles, o resultado dessa eleição se chama democracia onde cada um pode exercer o seu direito de votar e ser votado, disseram.

vereadores João de Deus - Foto: AgoraED

Vereador Antônio de Hercília - Foto: AgoraED

Os vereadores Francisco José de Carvalho (Francisquinho – PP) e Ricardo Rodrigues (PP)  também falaram e desejaram sucesso a nova mesa diretora da Câmara, ambus disseram que até pouco tempo trabalharam para viabilizar seus nomes como candidato a presidente e vice-presidente, mas devido alguns acontecimentos e para o bem e união de todos naquele poder legislativo, os mesmos retiraram os nomes do processo sucessório e deixaram apenas o nome de João Guilherme como forma de unidade, e colocaram os interesses da população acima dos deles, então os mesmos esperam que a nova gestão possa trabalhar muito pelo município, frisaram.

Vereador Francisquinho - Foto: AgoraED

Vereador Ricardo Rodrigues - Foto: AgoraED

O presidente Marcos Vinício parabenizou a nova mesa diretora da Câmara, desejou sucesso ao novo presidente da casa João Guilherme, e disse que vai continuar ajudando a nova gestão da melhor maneira possível, pois considera que tenha cumprido o seu papel durantes esses quase dois anos frente ao Poder Legislativo, e aproveitou para anunciar a próxima sessão que será realizada no próximo dia (09) de dezembro.

presidente Marcos Vinício - Foto: AgoraED

Da Redação

Facebook