Matéria / Cidades

Presidente da Câmara de Bocaina participa de palestra promovida pela secretaria de Saúde do município

A palestra aconteceu na última quarta-feira (30) no plenário da Câmara Municipal de Bocaina

02/12/2022 | Redação
Presidente da Câmara, Vereador Zé Filho / Fotos: Cidadesnanet

O Presidente da Câmara Municipal de Bocaina, José Marques Filho (Zé Filho), participou na última quarta-feira (30), no plenário do legislativo bocainense, de uma ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde voltada para o bem-estar e longevidade da população, que é uma bandeira levantada pela gestão do prefeito de Bocaina, Dr. Erivelto de Sá Barros, através de ações da Campanha Novembro Azul realizada no mês passado.

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Dentro das ações da campanha foram realizados exames de PSA, totalmente gratuitos, e também ministrada uma palestra onde contou com as presenças além do presidente da Câmara e do prefeito, do vice-prefeito Gilberto Barros Filho, da enfermeira Maria Rosa, e do secretário de Saúde do município, Edilberto Dantas.

Prefeito e médico, Erivelto Sá, deu boas-vindas e falou que é satisfatório fazer a abordagem sobre os cuidados com a saúde do homem.

Prefeito de Bocaina, Erivelto Barros

“Hoje é um assunto tratado mundialmente e observamos a preocupação de homens que são mais conservadores e evitam procurar um médico. Eu como médico e gestor desse município tenho a preocupação de alertar para a prevenção. O câncer de próstata quando detectado a tempo é totalmente curável. Vemos hoje a quantidade de pessoas que procuraram essa palestra para se orientar e ficamos muito gratos. Temos êxito no que estamos fazendo que é orientar e conscientizar a população. Estou muito feliz com o êxito dessa palestra e aqui fica o agradecimento a secretaria de saúde, em nome de Edilberto Dantas, e a toda gestão que sempre se empenha em cuidar da população”, falou o prefeito.

O vereador Zé Filho disse que esse tipo de ação ela é muito importante porque trata especificamente da saúde do homem, e a palestra realizada pela enfermeira serviu para contribuir ainda mais, pois além de levar conhecimentos para o público presente, também termina servindo de além para a saúde masculina.

Presidente da Câmara, vereador Zé Filho

“Quero parabenizar o secretário municipal de Saúde, Edilberto Dantas, pela realização da ação, também ao prefeito Erivelto Barros por apoiar cada vez mais essas campanhas, e principalmente aos profissionais da saúde que se dedicam todos os dias em cuidar dos outros como se fossem os seus”, falou ele.

Prefeito Erivelto Barros, Zé Filho e Edilberto Dantas

O vice-prefeito, Gilberto Filho, também é médico, e participou da palestra para repassar orientações ao público-alvo. Ele explicou a importância do exame do toque e a necessidade das pessoas quebrarem o tabu do preconceito.

Vice-prefeito, Gilberto Filho

“É importante que os homens saibam que 15% dos cânceres de próstata só conseguem ser diagnosticados com o exame de toque. É necessário, faz parte da triagem. Quero pedir o comparecimento dos pacientes que pelo menos uma vez no ano façam esse check up. Quero parabenizar os homens de Bocaina e toda a equipe da Secretaria de Saúde em nome do secretário Edilberto Dantas, pelo comparecimento porque aqui é um autocuidado e dizer que estamos sempre à disposição”, disse o vice-prefeito.

Da Redação

Facebook