O "Grupo Liberdade" do Alcoólicos Anônimos (A.A), promoveu um café da manhã em comemoração aos 40 anos de fundação na cidade de Picos.
Na oportunidade, os membros apresentaram os trabalhos desenvolvidos e as conquistas obtidas pela irmandade ao longo da história.
O AA fica localizado na Rua Monsenhor Hipólito em frente a Penitenciaria Feminina, no centro de Picos.
Segundo um membro, o grupo Alcoólicos Anônimos é autossuficiente, independente e gratuito:
"Em Picos, existem 09 (nove) grupos formados por centenas de homens e mulheres unidos pelo mesmo propósito: se libertar da doença do alcoolismo. O nosso principal objetivo é acolher, mostrar que não estão sozinhos, conscientizá-los que seu problema é uma doença que possui tratamento e recuperá-los para viver um nova vida longe do álcool. E nossa irmandade presta assistência a todos e todas que necessitam de ajuda. Por isso, convidamos toda a população a conhecerem nosso projeto e participem das nossas reuniões para compartilharmos experiências juntos", afirma.
De acordo com outro membro, ainda existem muitos alcóolatras que não reconhecem a dependência ou não aceitam ajuda:
"Hoje em dia ainda existe um grande estereótipo do que é o alcoólatra. Muitas pessoas pensam que o alcoólatra é apenas alguém que vive na rua, sem família, sem perspectiva, quando na verdade esse é apenas o estágio final da doença. Nós precisamos sempre observar se nossa maneira de beber está gerando algum prejuízo para nós mesmos e para os familiares, se bebe mais do que gostaria de beber ou se busca desculpas para beber, pois tudo isso são fortes indícios de que podemos vir a ter a doença do alcoolismo ou que ela já esteja instalada em nós", disse.
Segundo um terceiro membro, as pesquisas recentes apontam que a organização Alcoólicos Antônimos é responsável pelo maior índice de recuperação de pessoas:
"No mundo, somos mais de 3 milhões de pessoas de recuperados da doença do alcoolismo. Portanto, o programa demonstra grandes resultados! Estamos mobilizando nossos integrantes para divulgarmos nosso trabalho, pois todos são e serão bem-vindos na nossa irmandade".
De acordo com um quarto membro, os profissionais de comunicação contribuem para a conscientização e incentiva a procura de pessoas que buscam recuperação:
“O Grupo Liberdade nasceu com o propósito de recuperar aquelas pessoas que sofrem com o alcoolismo e não consegue se recuperar. E a imprensa faz parte dessa história. Agradecemos aos jornalistas por destacar nossas atividades para à sociedade. Através dos nossos trabalhos, as famílias se reestruturam e se reerguem. E isso é muito gratificante para nós!”.