A Prefeitura Municipal de Bocaina, através da Secretaria Municipal de Agricultura do município informa aos agricultores cadastrados no Programa Garantia Safra, que o benefício não foi suspenso, apenas haverá um pequeno atraso no pagamento devido a uma inconsistência no sistema do governo federal.
O Garantia Safra é um benefício social que garante ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio pecuniário, por tempo determinado, caso perca sua safra em razão do fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico. Sua área de atuação inclui os municípios da região Nordeste e do Espírito Santo.
Segundo Naidia Barros que é Engenheira Agrônoma da secretária de Agricultura do município de Bocaina, têm direito a receber o benefício os agricultores com renda mensal de até um salário-mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção em seus municípios igual ou superior a 50%.
Naidia Barros que é Engenheira Agrônoma
De acordo com ela, o que ocorreu foi que quando Matias Ribeiro Cabral que é o Coordenador Geral do programa no Piauí entregou as senhas no último dia (07) via e-mail, e quando ela foi acessar o sistema ele começou apresentar erros, e quando entrou em contado com o mesmo, ele informou que foi fechado o sistema por conta dessa inconsistência no sistema, pois ninguém estava mais conseguindo homologar e nem imprimir os boletos.
Naidia informou que antes de homologar os boletos a secretaria senta com o conselho para fazer isso, e depois imprimi todos os boletos para serem entregues aos agricultores que foram cadastrados e contemplados, e como foi fechado o sistema para todo o Piauí, e a previsão é que ele volte a ficar aberto a partir do dia (20) desse mês, e somente a partir dessa data é que a secretaria vai fazer a homologação e a impressão e distribuição dos boletos.
A coordenado disse ainda, que alguns municípios chegaram a imprimir e entregar os boletos, mas ela esclarece que nem todos as cidades do Piauí receberam as senhas na mesma data como foi o caso de Bocaina, justificou.
“Todos os agricultores contemplados irão receber o boleto normalmente, não precisa ninguém ficar preocupado, o que aconteceu foi apenas esse atraso na homologação e na distribuição, mas assim que o sistema abrir vamos entregar todos”, falou Naidia.
O secretário de Agricultora do município, Rodervaldo Antônio, o Tim, disse que tudo será resolvido, pois a recomendação do prefeito Erivelto Barros (Progressistas), é que logo que abra novamente o sistema a secretaria providencie a homologação e a impressão dos boletos para serem entregues aos agricultores contemplados, frisou.
Rodervaldo Antônio, o Tim
O prefeito Erivelto Barros falou que mesmo com esse pequeno atraso, a secretaria municipal de Agricultura vai entregar os boletos aos agricultores cadastrados e contemplados no município, e que tem orientado também ao gestor da pasta, para ficar atento em relação ao início do inverno, pois consequentemente deverá iniciar o período para aração das terras, preparando-as para novos plantios, disse ele.
Prefeito Erivelto Barros
Da Redação