Matéria / Polícia

Polícia Civil do Piauí prende suspeito de recrutar escavadores de túnel para fuga de presos

O mandado de prisão é da Polícia Civil do Mato Grosso e foi cumprido pela Polícia Civil do Piauí em Oeiras contra um homem de aproximadamente 45 anos natural do Ceará

26/01/2023 | Redação
Polícia Civil do Piauí / Foto: Laura Moura / G1

Um homem de aproximadamente 45 anos foi preso em Oeiras, a 296 km de Teresina, suspeito de recrutar pessoas para escavarem um túnel em direção à Penitenciária Central do Mato Grosso, em Cuiabá. Além do Piauí e de Mato Grosso, foram cumpridos mandados na Bahia.

"As investigações estão sendo feitas pela polícia mato-grossense então não temos muito detalhes, mas efetuamos hoje dois mandados de busca e apreensão e um de prisão em desfavor deste homem que se encontrava aqui na cidade", afirmou o delegado Luciano Santana, da Delegacia Regional de Oeiras.

Ao todo, conforme a polícia, foram cumpridos oito mandados de prisão, 12 de busca e apreensão, e um de sequestro de bens. Os alvos da operação, conforme a polícia do Mato Grosso, são os responsáveis pela logística do plano de escavação do túnel, desde o recrutamento dos trabalhadores até a execução.

Entre os alvos está um engenheiro do município de Rondonópolis e o marido da proprietária do imóvel onde a passagem era construída. A mulher ainda está foragida.

 

O Crime

Doze pessoas - entre elas, três adolescentes - foram detidas no dia 13 de outubro de 2022 por escavar um túnel de 30 metros de extensão em sentido à Penitenciária Central do Estado (PCE), de acordo com a Polícia Civil do Mato Grosso.

A passagem foi aberta dentro de uma residência no Bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá, e foi localizada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) a partir de uma denúncia anônima.

"Eles estavam silenciosos e, aparentemente, a vizinhança não desconfiava de nada. A princípio, eles serão indiciados por fazerem parte de uma organização criminosa", disse o delegado Vitor Hugo Bruzulato, que investiga o caso.

Suspeitos são presos pela polícia em flagrante ao escavar túnel próximo à penitenciária — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Suspeitos são presos pela polícia em flagrante ao escavar túnel próximo à penitenciária — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Ainda segundo o delegado, o grupo atuava há aproximadamente um mês no local, desde que alugaram a residência. Da casa até a penitenciária, são cerca de 260 metros.

Facebook