Matéria / Cidades

Vereador Eriberto Barros pede a retomada dos serviços de saúde paralisados pela Prefeitura de Picos

Ele apresentou um requerimento onde fez a solicitação

11/02/2023 | Redação
Eriberto requereu a imediata contratação de todos os profissionais da saúde, com a finalidade de normalizar os serviços na área de saúde pública / (Fotos: Leandro Cruz)

 

Nesta última quinta-feira (09), a Câmara de Vereadores de Picos a realizou a 1ª Sessão Ordinária no 3º ano da 19ª Legislatura.

Na oportunidade o presidente da Mesa Diretora, Eriberto Barros (Progressistas), apresentou um Requerimento direcionado ao prefeito, Gil Paraibano (Progressistas), e a secretária municipal de Saúde, Tatiane Gil de Medeiros.

No documento o vereador requereu a imediata contratação de todos os profissionais da saúde, com a finalidade de normalizar os serviços na área de saúde pública.

“Nós já estamos em fevereiro e desde o recesso natalino muitos serviços não voltaram a ativa e é inadmissível que Postos de Saúde não funcionem, [que] o Centro de Especialidade Odontológica não funcione”, criticou o parlamentar durante discurso na Tribuna do Plenário Vereador Pedro Barbosa da Silva.

Assista ao discurso do presidente Eriberto:

 

O presidente da Mesa Diretora da Câmara de Picos rechaçou ainda a justificativa dada pela Prefeitura de Picos de que estaria tendo dificuldade para contratar profissionais de saúde.

“Era só não ter demitido aqueles que estavam trabalhando, era muito simples, mas demitiu então há profissionais aí que estão disponíveis para trabalhar. A saúde é algo que demanda tempo, então não há como esperar um mês, dois meses ou 90 dias para regularizar a situação”, pontuou.

“Também não vejo como justificativa a questão de recursos da covid. Posto de Saúde não trata covid, Posto de Saúde trata hipertensão, diabetes, verminose, faz o pré-natal da gestante, então não é por causa da ausência de recursos da COVID que o Posto de Saúde ou CIEMP tinham que parar”, acrescentou Eriberto Barros.

 

O parlamentar frisou que por causa dessa situação, que narrou, fez um Requerimento em caráter de urgência pedindo a Secretaria Municipal de Saúde a recontratação de todos os profissionais de saúde que foram exonerados no final do ano passado.

“Para que todos esses serviços dos Postos de Saúde, da marcação de exames, da Clisam, do CIEMP, voltem a funcionar. Uma coisa é você minuir a demanda, outra coisa é extingui-la. Não tem como esses serviços fecharem as portas em nosso município”, anotou.    

 

Recomendação do Ministério Público

Esta semana a 7ª Promotoria de Justiça de Picos já havia recomendado a Prefeitura e a SMS adotadas que “sejam adotadas as providências necessárias para regularizar a prestação dos serviços de saúde nas Unidades Básicas de Saúde de Picos”.

 

Fonte: Portal O Povo de Picos

Facebook