A Câmara Municipal de Picos, realizou na tarde desta quinta-feira (23), sessão ordinária que teve como pauta vários projetos que foram votados em segunda votação, projetos que foram encaminhados paras a comissões permanentes e muitos requerimentos que foram apresentados pelos vereadores com assento na casa.
O presidente da Câmara, vereador Eriberto Barros (Progressistas), falou sobre a sessão e as demandas que foram apresentados pelos seus colegas, e que foram votados e aprovados.
Na avaliação do presidente, a primeira sessão pós carnaval foi bastante produtiva, pois tinha como um dos destaques o aumento salarial dos servidores efetivos do Poder Legislativo que estava em pauta, e que foi votado e aprovado por todos os seus pares, e que considera uma grande conquista para os funcionários que tanto pleitearam e agora merecidamente recebem esse aumento em seus ordenados, disse ele.
Vereador Eriberto Barros
Eriberto Barros também falou dos projetos que estavam em pauta e que foram votados, assim como também os requerimentos que é uma forma de cobrar do Poder Executivo Municipal, ações administrativas e melhorias para a população picoense.
Sobre as comissões técnicas que foram formadas na Câmara, o presidente disse que espera que elas possam funcionar a contento, ou seja, possam analisar todos os projetos que forem encaminhados e consequentemente possam também logo em seguida dar o parecer necessário, frisou Eriberto.
Segue abaixo projetos e requerimentos votados e aprovados com destaques.
PROJETOS VOTADOS EM 1ª VOTAÇÃO
- Projeto de Lei do Vereador Francisco das Chagas Sousa (Chaguinha), que dispõe sobre alteração do artigo 1º da Lei Municipal nº. 2812/2017, que versa sobre a localização das Avenidas Erick Feitosa Leal e Neusa Ester e dá outras providências.
PROJETOS VOTADOS EM 2ª VOTAÇÃO
- Projeto Lei dos Membros da Mesa Diretora, que dispõe sobre a concessão de reajuste aos vencimentos pagos aos servidores efetivos da Câmara Municipal de Picos-PI, no importe de 7,43% e dá outras providencias;
- Projeto de Lei do Vereador José Luís de Carvalho (Zé Luís), denominando de Rua Francisco das Chagas Nascimento, a Rua Projetada nº 19 do loteamento Villa Serrana I no bairro Paraibinha.
- Projeto de Lei do Vereador Wellington Dantas, que dispõe sobre a instituição da carteira de identificação do autista (CIA), destinada a conferir identificação à pessoa diagnosticada com Transtorno do Aspectro Autista no âmbito do Município de Picos.
- Projeto de Lei do Ver. Chaguinha, oficializando a denominação da Av. José Veloso, a Rua Projetada nº 212 do loteamento Jardim Duas Barras 2 no bairro Jardim Natal.
- Projeto de Lei do Vereador José de Arimatéia Luz (Maté), denominando nomes de Ruas localizadas no loteamento Santa Maria no bairro Umarí.
- Projeto de Lei da Vereadora Francisca Celestina (Dalva Mocó), instituindo a obrigatoriedade da realização de cursos de noções básicas de primeiros socorros para os profissionais do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental I e II.
- Projeto de Lei da Vereadora Valdivia Santos, denominando de Rua Santa Bárbara, a Rua Projetada nº 20/289 do loteamento José Carlos Pereira II no bairro Morada do Sol.
- Projeto de Lei do Ver. Toinho de Chicá, denominando de Santa Madalena a Rua Projetada 08/47, no bairro Bela Vista, nesta Cidade de Picos.
PROJETO QUE FOI EM VOTAÇÃO ÚNICA:
- Projeto Decreto Legislativo dos Vereadores: Antônio Moura e Hugo Victor, concedendo o título de cidadão Picoense ao Senhor José Carvalho Rufino, natural de Ipiranga – PI.
REQUERIMENTOS APROVADOS
- Vereador Eriberto Barros, solicita da Prefeitura de Picos, através de suas respectivas Secretarias, que seja feita o serviço de reforma e ampliação dos 02 cemitérios e seja construído um campo de futebol no Povoado Gameleira dos Rodrigues. Em outro requerimento o Parlamentar requer da Presidência da Câmara o envio de uma moção de pesar aos familiares do saudoso João Manoel de Barros Neto, Ex-Vereador de Bocaina, que faleceu no dia 20 de fevereiro do corrente ano.
Vereador Eriberto Barros
- Vereador Chaguinha, requer do Prefeito Gil Paraibano a instalação de uma academia de saúde no Residencial Morada Nova.
Veredaor Chaguinha
Vereadora Dalva Mocó, solicita do Governo do Estado que, seja transformado o colégio desativado do bairro Parque de Exposição em um Centro de Convivência para atender as famílias que residem no referido bairro.
Vereadora Dalva Mocó
Vereador Antônio Moura, solicita da Prefeitura de Picos, através da secretaria de obras, que seja feito o serviço de recuperação da via pública que liga o final da Av. Dr. Abel de Barros Araújo ao Residencial Araras no Baixio de Ipueiras. Em outro requerimento o Parlamentar solicita da Agência Local dos Correios, que faça a entrega de correspondências no Residencial Deputado Sá Urtiga.
Vereador Antônio Moura
Vereador Filó Portela, requer da Prefeitura de Picos, através de suas respectivas Secretarias, que sejam feitas as seguintes melhorias: que seja feita reforma com empiçarramento das seguintes estradas vicinais: do Povoado Saquinho à Lagoa do Barros; de Gameleira dos Galdinos em direção a Chácara Getúlio Brito e o ramal conhecido por desvio no Povoado Mirolândia, seja feita reforma da pavimentação da Rua do Instituto do Rim no bairro Condurú, bem como, seja feita iluminação pública do Morro da Gameleira dos Galdinos.
Vereador Filomeno Portela
Da Redação