A Câmara Municipal de Bocaina, realizou neste sábado (25), sessão ordinária que foi presidida pelo vereador e presidente da casa, Eriberto Araújo da Silva (PT), onde compareceu a maioria dos parlamentares que compõem aquela casa legislativa.
Como não havia nenhuma pauta específica, o presidente abriu espaço para que os vereadores pudessem se pronunciar. O primeiro a usar a tribuna foi o vereador Cleudo Nilton, que disse ter reconhecido a vitória de Eriberto Silva como novo presidente da Câmara e que aceitava a sua derrota.
Cleudo falou ainda que o presidente pode ficar tranquilo, que de sua parte não há nenhum ressentimento, e que pode contar com o seu apoio. O parlamentar falou ainda para o vereador Zé Airton que se em algum momento tiver lhe magoado, o mesmo pede desculpas, pois sempre teve e terá um grande respeito por ele e que considera muito sua amizade.
Vereador Cleudo Nilton
O mesmo lamentou também a morte do ex-vereador João Neto que além de seu um grande amigo, ele deixa um grande legado no município de Bocaina, ao mesmo tempo que deixa sua solidariedade a todos os seus familiares.
A vereadora Goretti Barros durante sua fala, lamentou em não poder ter ido a Câmara prestar homenagem ao ex-vereador João Neto, que faleceu no último dia (20), mas que deixa sua solidariedade a todos os seus familiares e sabe que uma perda ela é irreparável, pois além de ter sido um parlamentar atuante, ele também era muito querido na cidade de Bocaina, disse ela.
Vereadora Goretti Barros
Goretti lembrou ainda que no último dia (24), foi a data em que se comemora a conquista do voto feminino. O dia 24 de fevereiro foi instituído como o Dia Nacional da Conquista do Voto Feminino porque somente nessa data, em 1932, as mulheres tiveram o direito de votar assegurado em lei com o decreto 21.076 do então presidente Getúlio Vargas, então, essa data ela é significativa na vida das mulheres que hoje lutam ainda mais pelos seus direitos, inclusive na política, frisou.
“Lembro a todos que nós mulheres temos o direito de lutar e ser reconhecidas, seja na política, no trabalho ou na vida social, pois afinal de contas, hoje no Brasil nós somos maioria inclusive em números de leitores”, falou Goretti.
O vereador Antônio Filho (Tunico), parabenizou o prefeito Erivelto de Sá Barros e toda sua equipe pela realização do carnaval da Barragem de Bocaina, pois segundo ele, além de ter sido muito bem organizado também foi o maior dos últimos anos, então, o gestor estar de parabéns e espera que nos próximos anos a maior festa popular do país seja ainda maior em Bocaina.
Vereador Antônio Filho (Tunico)
Segundo Tunico, o carnaval da barragem além de ter sido uma grande festa popular, ela também gerou emprego e aqueceu a economia da cidade, pois tinhas muitas barracas vendendo e com isso o dinheiro circulou no município, o que é muito bom para todos.
O vereador José Airton Cipriano (Zé Airton), agradeceu ao vereador Cleudo Nilton pelo reconhecimento de um erro em relação a sua pessoa, mas que isso ficará para trás e que a amizade entre eles só crescerá ainda mais, e ao mesmo tempo, foi uma honra em participar da nova mesa diretora e que saiu vitoriosa na eleição passada, e o mais importante agora é olhar para frente.
Vereador Zé Airton
Em relação a sua fala quando se referiu ao vereador Zé Filho e o regimento interno da Câmara, o que ele quis dizer era que mesmo sendo recente as mudanças ocorridas, elas estão desatualizadas com os dias atuais, e que precisara ser reformulado mais na frente, se possível ainda nessa legislatura, frisou.
Zé Airton também parabenizou o prefeito Erivelto Barros pela realização do carnaval, pois foi uma grande festa e muito organizada, mas que queria fazer uma crítica construtiva para a gestão municipal, ele pediu que o gestor olhasse para o interior do município, pois muitas estradas vicinais estão deterioradas e precisam ser recuperadas o mais rápido possível, pois com a chegada do inverno a situação poderá piorar ainda mais, falou o parlamentar.
O vereador disse também que durante a semana passada foi procurada por alguns professores da rede municipal de ensino, que estão cobrando da prefeitura que faça o repasse do aumento concedido em janeiro pelo Ministério da Educação, e que ainda não foi enviado para a Câmara o projeto de lei nesse sentido, então pede ao prefeito que encaminhe para que a casa possa analisar e votar o quanto antes, falou ele.
O vereador Domingos Sávis, falou da homenagem que a Câmara Municipal prestou ao ex-vereador João Neto que faleceu no último dia (20), e que ele foi merecedor, e o Poder Legislativo cumpriu o seu papel que é de reconhecer o trabalho que foi prestado por ele.
Vereador Domingos Sávis
Domingos se dirigiu aos demais colegas e falou que seria importante que a gestão municipal fizesse uma homenagem ao ex-vereador dando um nome de algum prédio público, ou em todo caso, dando o nome a alguma rua, pois no que depender dele, o mesmo estará a disposição para colaborar, frisou.
Segundo informou o parlamentar, o mesmo foi indagado por alguns professores nos últimos dias sobre o reajuste do magistério, pois o projeto ainda não chegou a Câmara, então o mesmo solicita ao prefeito que envie o projeto com o aumento de 14,95% de acordo com alei federal 11.738 de 2008.
Para Domingos, quanto mais rápido o prefeito enviar para ser votado, melhor será, pois de qualquer forma quando ele chegar ao Poder Legislativo vai ter que ser retroativo a janeiro de 2023, então para não gerar mais despesas é importante que ele mande o quanto antes para ser votado.
“Eu falo isso aqui na tribuna porque outros municípios vizinhos a nossa cidade de Bocaina já votaram a lei concedendo o reajuste salarial dos professores, como é o caso das cidades de Ipiranga do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, São José do Piauí, e a cidade de Sussuapara por exemplo, vai votar o projeto agora no começo de março, por isso peço ao gestor que envie também o projeto para essa casa”, falou Domingos Sávis.
No final da sessão o presidente, vereador Eriberto Silva, agradeceu a presença de todos os parlamentares na homenagem ao ex-vereador João Neto, e disse que ele foi um grande político no município de Bocaina e que fará muita falta.
Vereador e presidente da Câmara, Eriberto Silva
Eriberto Silva aproveitou para pedir aos vereadores a colaboração na sua gestão e que o mesmo irá trabalhar em prol da casa, pois entende que a harmonia e o diálogo é o melhor caminho para uma gestão democrática, e é isso que ele pretende fazer, frisou.