Matéria / Concursos

Pacientes hipertensos do município de Bocaina serão contemplados com tratamento de fotobiomodelação

Os hipertensos selecionados para a pesquisa são de ambos os sexos e têm idade entre 50 e 70 anos

11/03/2023 | Redação
Pacientes hipertensos do município de Bocaina serão contemplados com tratamento de fotobiomodelação / Foto: Reprodução/Cidadesnanet

Sessenta pacientes de Bocaina portadores de hipertensão arterial (grau 1 e 2) e provenientes do programa Estratégias de Saúde da Família, serão voluntários de uma pesquisa de doutorado da Universidade Brasil, que é apoiada pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde de Bocaina.

Intitulado de “Eficácia da fotobiomodulação em pacientes hipertensos: aplicação transdérmica na artéria radial”, o estudo tem como pesquisador responsável, o enfermeiro Glauber Macedo e participação das enfermeiras Carla Tim e Daniela Macedo.

Os hipertensos selecionados para a pesquisa são de ambos os sexos e têm idade entre 50 e 70 anos. Eles serão submetidos a aplicações de laser sobre a artéria radial com o auxílio de uma pulseira própria. Ao longo do processo serão realizadas análises pré e pós-intervenções de pressão arterial, triglicerídeos (TG), colesterol total (CT), lipoproteína de alta densidade (HDL), lipoproteína de baixa densidade (LDL), ácido úrico, sódio, potássio, creatinina e glicemia.

A aplicação ocorrerá através da técnica ILIB (Intravascular Laser Irradition of Blood) modificado que consiste na irradiação do sangue com laser de baixa intensidade, de maneira tópica e não invasiva, na qual o feixe de luz é incidido sobre uma artéria.

Enfermeiro Glauber Macedo

Conforme informado pelos pesquisadores, Glauber Macedo e Daniela Macedo, esse recurso apresenta-se como uma como alternativa acessível, não invasiva, sem ou com poucos efeitos colaterais para diversos tratamentos de doenças agudas ou crônicas.

Enfermeira Daniela Macedo

O secretário de Saúde de Bocaina, Edilberto Dantas revelou suas expectativas com a pesquisa. “Com a realização deste projeto, esperamos contribuir de forma significativa para a implementação de planos de intervenções mais específicos e direcionados para a reabilitação desses pacientes”.

Fotobiomodulação (FBM) é o uso da luz vermelha ou infravermelha para curar, restaurar e estimular múltiplos processos fisiológicos e reparar danos causados ​​por lesão ou doença. Essa luz pode ser proveniente de lasers ou de LEDs.

 

Com informações do Cidadesnanet

Facebook