Matéria / Cidades

Barragem de Bocaina recebe 8 milhões de metros cúbicos em 24 horas e chega a quase 70% da capacidade total

O reservatório que fica situado a 5 km da sede do município, recebeu aproximadamente, 8 milhões de metros cúbicos de água

16/03/2023 | Redação
Barragem de Bocaina recebe 8 milhões de metros cúbicos em 24 horas e chega a quase 70% da capacidade total / Foto: Cidadesnanet

As cabeceiras do rio Guaribas estão em cheia. Uma forte correnteza foi vista por várias pessoas nesta terça-feira, 14 de março, entre os municípios de São Luís do Piauí e São João da Canabrava, seguindo o curso do rio.

Além do rio que é o primeiro e principal afluente, a barragem recebe águas do Corredor dos Campos e da região de Pio IX, além do rio da Bananeira, na localidade conhecida como Troncos e do rio Brejo de Canabrava, conhecido como Brejão. Os riachos que desembocam no curso do Guaribas seguindo em direção ao reservatório são: riacho da Cajazeira e riacho do Cajueiro.

O reservatório que fica situado a 5 km da sede do município, recebeu aproximadamente, 8 milhões de metros cúbicos de água entre 07h de terça e 07h desta quarta-feira, 15 de março de 2023.

Dados do Departamento Nacional de Obras Contra às Secas (DNOCS), através do técnico Francisco Teixeira, o Nena, em 24 horas o nível subiu 1 metro de altura. A barragem tem capacidade total para 106 milhões de metros cúbicos.

Até esta quarta-feira (15), a barragem tinha 66 milhões de metros cúbicos. A expectativa, segundo o técnico do DNOCS, é de que nos próximos dias chegue a 70% da capacidade total.

De acordo com informações de populares, a água chegou próximo ao topo de uma ponte em São Luís do Piauí que mede aproximadamente 8 metros de altura.

Com a enxurrada, os moradores de São Luís ficam impedidos de ter acesso da sede da cidade para comunidades da zona rural.

Com informações do Cidadesnanet

Facebook